A Liga dos Campeões da Europa é palco de jogos históricos, grandes artilheiros e também de grandes assistentes. Com certeza você guardada na memória uma assistência inesquecível que foi dada na principal competição de clubes do mundo. Mas quais são os jogadores com mais assistências na história da Champions League? Listamos a seguir!
Os atletas com mais assistências na Champions League!
8. Fàbregas, Ibrahimović e Luis Suárez – 26 assistências
Cesc Fàbregas, Zlatan Ibrahimović e Luis Suárez abrem a lista dos jogadores com mais assistências na Champions League. Os três deram 26 assistências.
Fàbregas nunca conseguiu ser campeão da competição, mesmo tendo disputado ela com vários clubes. Em contrapartida, Suárez foi campeão da Champions em 2015, com o Barcelona. Já Ibra também nunca venceu o torneio.
7. Iniesta, Muller, De Bruyne e Benzema – 29 assistências
Esses quatro nomes têm muita história na Champions League, além de muitas assistências. Em primeiro lugar, vamos falar de Iniesta. O meia espanhol é simplesmente tetracampeão do torneio. Ele foi muito importante nas conquistas, que foram todas com o Barcelona.
Em segundo lugar, vem Thomas Muller. Ele é um dos maiores jogadores da história do Bayern, sendo duas vezes campeão da Liga dos Campeões. É um grande goleador, porém, também dá muitas assistências.
Em seguida, De Bruyne também é um grande assistente. Foi campeão da Champions League em 2023, sendo um dos protagonistas da inédita conquista do Manchester City.
Por fim, Karim Benzema é outro jogador que já deu 29 assistências na competição. Ele foi cinco vezes campeão da mesma, todas com o Real Madrid.
6. Xavi Hernández – 30 assistências
Xavi Hernández é mais uma figura marcante do Barcelona a estar presente nesse Top-8. O atual treinador do Barcelona distribuiu 30 assistências durante seu tempo de atleta da equipe catalã em jogos da Champions League.
5. Ryan Giggs – 31 assistências na Champions League
Ryan Giggs conquistou a Champions League duas vezes como jogador do Manchester United, em 1998/1999 e 2007/2008. O galês participou bastante da competição continental e deu 31 assistências durante esse período.
4. Neymar – 33 assistências
Um dos maiores jogadores da história do Brasil, Neymar disputou a Champions League pelo Barcelona e PSG. Foi no clube espanhol que mais se destacou, conseguindo vencer a competição em 2015.
3. Di María – 39 assistências
Angel Di María ainda está em atividade e na briga pelas primeiras posições da lista de jogadores com mais assistências na história da Champions League. Até aqui, o meia argentino, campeão em 2013/2014, concedeu 39 assistências no torneio europeu.
2. Lionel Messi – 40 assistências
Messi é outro argentino que ainda está na ativa, porém, dificilmente ele conseguirá subir para o primeiro lugar da lista, já que o atacante está atualmente no Inter Miami. No entanto, já com a idade avançada, é muito difícil imaginar Messi voltando para a Europa, para disputar mais edições da Champions League.
1. Cristiano Ronaldo – 42 assistências na Champions League
Além de ser o maior artilheiro da história da competição, Cristiano Ronaldo também é o maior assistente do torneio. CR7, como também é conhecido em campo pelos torcedores, provavelmente não aumentará esse número de assistências, pois joga atualmente na Arábia Saudita. Mesmo assim, o camisa 7 é dono de vários recordes e ainda conquistou a competição cinco vezes, sendo quatro delas com o Real Madrid e uma com o Manchester United.