Início » Futebol » Champions League » Tudo sobre a Champions League asiática: saiba quem ganhou e como foi!

Tudo sobre a Champions League asiática: saiba quem ganhou e como foi!

Publicado em:

Última atualização:

A Champions League asiática é um campeonato muito importante para o continente e os países envolvidos, sendo disputada desde 1967. Sendo assim, é um torneio cheio de história e vitórias. Além disso, é o torneio dos atuais times de Cristiano Ronaldo e Neymar, que estão jogando por times asiáticos.

O campeonato desta temporada terminou recentemente, no dia 25 de maio. Porém, vamos entender quem foi o campeão, quais os países que participaram do torneio e onde esse campeonato é transmitido.

Qual é a história da Champions League asiática?

O torneio começou em 1967 e é organizado anualmente pela AFC, a Confederação Asiática de Futebol. Sendo assim, é o mesmo equivalente ao que ocorre na Europa. O vencedor do campeonato é o time que representa a Ásia na Copa Intercontinental da FIFA e no Mundial de Clubes FIFA.

Além disso, a competição já passou por diversos formatos. O primeiro foi de mata-mata, enquanto o restante teve fases de grupos. Porém, apesar de ter começado em 1967, o torneio precisou ser parado em 1972. Isso por conta das questões entre vários times árabes e os clubes israelenses. Isso porque diversos times árabes recusaram jogar contra Israel.

Já em 1985, o torneio retornou. Além disso, em 1990, a AFC criou a Copa Asiática dos Campeões de Copa para os clubes campeões das respectivas copas nacionais.

Quais países participam da Champions Asiática?

Desde 2021, existe um total de 40 clubes divididos em dez grupos de quatro clubes participando do torneio. Na competição, os times disputam partidas de ida e volta. Além disso, a Champions League asiática é dividida em 2 regiões: a Oeste e a Leste. O progresso é separado até que os “campeões” de ambas as regiões se enfrentem.

Portanto, os seguintes times estão presentes no campeonato:

  • Grupo A: Pakhtakor (Uzbequistão), Al-Fayha (Arábia Saudita), Ahal FC (Turcomenistão), Al-Ain (Emirados Árabes Unidos)
  • Grupo B: Al-Sadd (Catar), FC Nasaf (Uzbequistão), Al-Faisaly (Jordânia), Sharjah FC (Emirados Árabes Unidos)
  • Grupo C: Al-Ittihad (Arábia Saudita), Sepahan (Irã), Air Force Club (Iraque), AGMK FC (Uzbequistão)
  • Grupo D: Al-Hilal (Arábia Saudita), FC Nassaji Mazandaran (Irã), Mumbai City (Índia), Navbahor (Uzbequistão)
  • Grupo E: Persepolis (Irã), Al-Duhail (Catar), FC Istiklol (Tajiquistão), Al-Nassr (Arábia Saudita)
  • Grupo F: Jeonbuk Motors (Coreia do Sul), Bangkok United (Tailândia), Lion City Sailors (Cingapura), Kitchee (Hong Kong)
  • Grupo G: Yokohama F. Marinos (Japão), Shandong Taishan (China), Kaya FC-Iloilo (Filipinas), Incheon United (Coreia do Sul)
  • Grupo H: Buriram United (Tailândia), Ventforet Kofu (Japão), Melbourne City (Austrália), Zhejiang FC (China)
  • Grupo I: Ulsan Hyundai (Coreia do Sul), Kawasaki Frontale (Japão), Johor Darul Ta’zim (Malásia), BG Pathum United (Tailândia)
  • Grupo J: Wuhan Three Towns (China), Pohang Steelers (Coreia do Sul), Hanoi FC (Vietnã), Urawa Red Diamonds (Japão)

Quem foi o campeão da Champions asiática?

Na temporada 2023-24, que ocorreu do dia 15 de agosto de 2023 até o dia 25 de maio deste ano, o time vencedor foi o Al Ain. Sendo assim, o time vai para o Mundial de 2025. O clube venceu o Yokohama F. Marinos com 5 gols contra 1 e venceu a Champions League asiática.