Início » Futebol » Relembre as atuações do goleiro Cássio na Seleção Brasileira

Relembre as atuações do goleiro Cássio na Seleção Brasileira

Publicado em:

Última atualização:

Vestir a camisa do Brasil é o sonho de todo jogador de futebol. Na posição do goleiro, já passaram pela equipe nomes como Taffarel, Dida, Júlio Cesar, Rogério Ceni e também Cássio, ídolo do Corinthians. Relembre as atuações de Cássio na Seleção Brasileira e saiba se o arqueiro possui títulos com a equipe nacional.

Quando Cássio jogou na Seleção?

Apesar das inúmeras convocações, o goleiro Cássio só fez uma partida na Seleção Brasileira: o amistoso contra o Japão, em 10 de novembro de 2017, no Stade Pierre-Mauroy, na França. Jogou 45 minutos com a camisa 16 e sofreu um gol dos japoneses.

No segundo tempo, Tite chamou Cássio para substituir Alisson. Com 18 minutos no relógio, Tomoaki Makino acertou a cabeçada direto no gol para diminuir, assim, a vantagem dos brasileiros. Placar final: Brasil 3 x 1 Japão.

A primeira convocação de Cássio na Seleção aconteceu em 2012, para os amistosos contra a África do Sul e a China, em São Paulo e Recife respectivamente. Além do arqueiro do Corinthians, Mano Menezes escolheu também Jefferson, do Botafogo, e Diego Alves, do Valencia. Apesar do apelo e da popularidade, Cássio não entrou em campo em nenhum dos confrontos.

O gigante também foi convocado em 2015, 2017, 2018 e 2019 para amistosos, Eliminatórias, Copa do Mundo e Copa América.

Na temporada 2019, o goleiro apareceu na lista de Tite para a Copa América realizada no Brasil, ao lado de Allison e Ederson. Cássio não ganhou oportunidade para ser titular, mas participou da conquista do nono título da Seleção Brasileira.

Qual Copa do Mundo o Cássio jogou?

Cássio ficou fora da lista de Felipão para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Por outro lado, foi convocado pelo técnico Tite, em 2018, para vestir a camisa da Seleção Brasileira no Mundial da Rússia.

O goleiro era reserva de Alisson, do Liverpool, e Ederson, do Manchester City. Cássio esteve no banco de reservas em todos os cinco jogos do Brasil na competição, mas não entrou em nenhum deles.

Em 2022, no Catar, Cássio perdeu a vaga para Weverton, do Palmeiras. Tite também chamou Alisson e Ederson.

Por que Cássio saiu do Corinthians?

Em 2024, o goleiro Cássio tomou a difícil decisão de encerrar o ciclo no Corinthians depois de 12 anos, nove títulos e 712 partidas, que o transformaram em um dos maiores ídolos da história do clube paulista. Em maio, ele assinou contrato válido até 2027 com o Cruzeiro, de Minas Gerais.

O rendimento de Cássio caiu drasticamente, e aí começaram as críticas da torcida paulista. Em certo momento, o goleiro perdeu a titularidade para Carlos Miguel, o que tornou o ambiente ainda mais insustentável. Durante entrevista ao SBT, o ídolo do Timão confirmou consultas com psicólogo e psiquiatra justamente por conta da pressão que vinha sofrendo.

Entretanto, em sua última entrevista coletiva como jogador do Corinthians, Cássio negou que o motivo da saída seja o banco de reservas, mas sim, o fim da era à frente do Alvinegro. Entre as conquistas estão 4 títulos do Campeonato Paulista, 2 Brasileiros, 1 Libertadores, 1 Mundial e 1 Recopa Sul-Americana.