Cássio é um dos maiores ídolos da história do Corinthians e, para muitos torcedores, o maior goleiro da história do clube paulista. Ele viveu uma história no Corinthians marcada por defesas inesquecíveis, títulos, que são os maiores conquistados pelo Timão e também polêmicas por conta de sua saída em 2024
Atualmente, Cassio é goleiro do Cruzeiro e já se tornou um jogador com potencial para se tornar ídolo também dos cruzeirenses. Com 37 anos, nasceu no dia seis de junho de 1987 na cidade de Veranópolis, Rio Grande Sul.
O gaúcho rodou o mundo e foi jogar na Europa antes de se tornar um herói da segunda maior torcida do Brasil. Porém, Cássio também é admirado pelos rivais do Corinthians, que reconhecem o alto nível que o goleiro atingiu em sua carreira.
Início da carreira de Cássio como goleiro
A carreira de Cássio começou nas categorias de base do Grêmio e, por lá, o goleiro mostrou que tinha um futuro promissor. Assim sendo, olheiros de clubes da Europa logo ficaram interessados no jovem goleiro do Grêmio.
Por fim, Cássio acabou sendo contratado pelo PSV Eindhoven, clube da Holanda, aos 19 anos. Contudo, o sonho da carreira na Europa trouxe também dificuldades para o goleiro brasileiro, que sofreu com a concorrência alta no clube holandês.
Afinal, o goleiro titular do PSV durante a estadia de Cássio nos Países Baixos era Gomes, que brilhou no futebol brasileiro atuando pelo Cruzeiro. O atleta chegou no PSV em 2007 e ficou no clube até 2011. Durante esse tempo, ele também foi emprestado para o Sparta Rotterdam, também da Holanda, por uma temporada.
Cássio no Corinthians: a trajetória do goleiro histórico
Confira, abaixo, em detalhes, a jornada do atleta:
2012
Em 2012, o Corinthians contratava um dos maiores goleiros de sua história. Cássio chegou ao clube paulista para ser uma alternativa ao então titular Júlio César que sofra críticas da torcida.
A primeira partida de Cassio pelo Corinthians foi contra o Emelec, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, e ele logo se destacou. No jogo de volta, em São Paulo, o goleiro fez uma grande atuação, garantindo a vaga nas quartas de final.
Desse modo, Cassio garantiu a titularidade absoluta do Corinthians e brilhou com uma defesa histórica nas quartas de final contra o Vasco. O Vasco teve a bola do jogo nos pés de Diego Souza, que saiu na cara do gol, sem marcação, no fim da partida.
Contudo, ao invadir a área e finalizar, o atacante foi parado por uma defesa, considerada a mais importante da história do Corinthians, de Cássio. Além disso, esse lance é um dos maiores símbolos da conquista inédita do clube paulista, que conseguiu seu único título de Libertadores naquele ano.
Com a conquista, o alvinegro garantiu vaga no Mundial de Clubes e Cássio também foi protagonista no Japão. Na final, disputada contra o Chelsea, o Corinthians venceu por 1×0 e o goleiro em questão fez grandes defesas para segurar o ataque inglês.
Aliás, o goleiro foi eleito o craque do torneio e recebeu o prêmio bola de ouro, além de ter sido campeão com uma atuação de gala na final.
2013-2015
No ano de 2013, foi eleito o 7º melhor goleiro do mundo, conquistando o Campeonato Paulista e a Recopa Sul-Americana. Em 2014, atingiu cem jogos pelo clube e renovou contrato até 2018, sendo um dos destaques no Brasileirão.
Em 2015, por sua vez, alternou entre boas e más atuações, defendendo um pênalti crucial contra o São Paulo, mas falhando em outros momentos. Contudo, Cássio terminou o ano como o goleiro menos vazado do Brasileirão, no qual o Corinthians foi campeão.
2016-2018
2016 foi um ano turbulento, quase sendo negociado com o Beşiktaş e perdendo a titularidade temporariamente, mas recuperou a posição e seguiu no clube, atingindo 250 jogos. Em 2017, conquistou o Campeonato Paulista e o Brasileiro, e chegou a 300 jogos pelo clube.
No ano seguinte, Cássio brilhou no Paulistão, defendendo dois pênaltis contra o Palmeiras, e atingiu a marca de 350 jogos. Mesmo com o Corinthians em baixa no Brasileirão, Cássio foi considerado o principal responsável por evitar o rebaixamento do alvinegro em 2018.
2019-2021
Em 2019, renovou contrato até 2022, atingindo 400 jogos e conquistando mais um Campeonato Paulista. Além disso, Cássio chegou a 450 jogos pelo Corinthians no fim do ano.
Em 2020, apesar de críticas por queda de rendimento, Cássio se manteve como figura importante do time, defendendo pênaltis e alcançando a marca de 500 jogos. Em 2021, Cássio chegou aos 550 jogos se tornou o goleiro com mais partidas sem levar gol, além de atingir a marca de 20 pênaltis defendidos pelo Corinthians.
2022-2023
Cássio renovou seu contrato até 2024 com o Corinthians e continuando a bater recordes pelo clube paulista. Em 2022, Cássio chegou a 600 jogos e se tornou o goleiro com mais partidas pelo Corinthians.
No ano seguinte, superou a marca de 650 jogos e, em abril de 2023, bateu o recorde de pênaltis defendidos no clube. Aliás, Cássio tem 32 pênaltis defendidos com a camisa do Corinthians.
2024
Após mais uma fase difícil e críticas por falhas, Cássio perdeu a titularidade e, em maio de 2024, rescindiu o contrato com o Corinthians, encerrando sua trajetória com 712 jogos e nove títulos.
Em seguida, o goleiro foi contratado pelo Cruzeiro, assinando contrato com o clube mineiro até 2027.