Início » Futebol » Campeonato Italiano » Thiago Silva no Milan: confira as estatísticas, desempenho e títulos do jogador

Thiago Silva no Milan: confira as estatísticas, desempenho e títulos do jogador

Publicado em:

Última atualização:

Thiago Silva é um jogador de futebol brasileiro conhecido como um dos melhores zagueiros da sua geração. Atualmente jogando pelo Fluminense, o jogador também teve passagens marcantes por clubes europeus. Por exemplo, Thiago Silva atuou no Milan, no Paris Saint-Germain (PSG) e no Chelsea. 

Além do sucesso nos clubes, o atleta é uma peça-chave na Seleção Brasileira de Futebol, tendo representado o Brasil em várias competições internacionais, como Copas do Mundo e Copas América. 

Quando Thiago Silva jogou no Milan?

Thiago Silva jogou no Milan de 2009 a 2012. Durante esse período, o jogador se destacou como um dos melhores zagueiros do mundo, contribuindo significativamente para a defesa do clube italiano e ajudando o Milan a conquistar títulos importantes, como o Campeonato Italiano de Futebol (Série A). Conforme dados do TransferMarkt, o zagueiro foi responsável por 6 gols durante sua passagem pelo Milan.

Quais são as estatísticas do jogador Thiago Silva no Milan?

Enquanto estava no Milan, Thiago Silva ajudou a equipe a vencer a série A na temporada 2010–2011. O clube enfrentou a equipe Udinese Calcio no Estádio San Siro, em Milão. 

O jogo terminou com a vitória do Milan por 4 a 1. Os gols do Milan foram marcados por Antonio Cassano, Antonio Nocerino e 1 gol de pênalti convertido por Zlatan Ibrahimović, além de um gol contra de Cristián Zapata, da Udinese. 

Com essa vitória, o Milan assegurou o 18º título da Série A naquela temporada. No histórico, o clube italiano foi vitorioso 19 vezes, tendo tido a última vitória em 2022. Dessa maneira, o time ocupa a terceira posição no ranking dos campeões do Campeonato Italiano, ficando atrás somente do Inter de Milão, que possui 20 títulos, e do Juventus, que venceu 36 vezes.

Essa conquista com o Milan consolidou a consistência defensiva de Thiago Silva. Além disso, ele também foi campeão da Supercoppa Italiana em 2011, competição que coloca o campeão da Série A contra o vencedor da Coppa Italia.

Quantas Champions League tem Thiago Silva?

Thiago Silva possui uma vitória na Liga dos Campeões da UEFA (Union of European Football Associations) em seu currículo. Além disso, o jogador conquistou o título na temporada 2020–2021, quando jogava pelo Chelsea.

Trajetória de Thiago Silva

Início da carreira 

Thiago Silva é um ícone do futebol brasileiro e internacional, cuja carreira brilha com uma lista impressionante de conquistas em clubes de elite e pela Seleção Brasileira. Começando sua jornada no Fluminense, ele levantou a taça da Copa do Brasil em 2007, mostrando desde cedo seu talento e potencial como zagueiro de destaque. 

Thiago Silva deu seus primeiros passos no futebol europeu em 2004, quando se juntou ao Porto B, equipe de desenvolvimento do renomado clube português FC Porto. Nessa fase inicial, ele ganhou experiência, jogando na Liga Portugal 2, o equivalente à segunda divisão do Campeonato Português de Futebol. 

Em seguida, em 2005, Thiago Silva transferiu-se para o Dynamo Moscow, do Campeonato Russo de Futebol (Premier League Russa). Em 2006, o jogador retornou para o Fluminense, o clube de origem, no qual permaneceu por até 2009, quando partiu para a Europa novamente.

Destaque no futebol europeu

A trajetória europeia de Thiago Silva teve ascensão no Milan, em que o atleta foi campeão da Série A na temporada 2010–2011. No mesmo ano, o jogador também levantou a taça da Supercoppa Italiana, o que contribuiu significativamente para o sucesso do clube italiano no período.

A mudança para o Paris Saint-Germain (PSG) marcou uma era de dominância no futebol francês. O atleta brasileiro ergueu o troféu do Campeonatos Francês de Futebol (Ligue 1) por sete vezes (2012–2013, 2013–2014, 2014–2015, 2015–2016, 2017–2018, 2018–2019, 2019–2020).

Além dos títulos nacionais, ele também celebrou cinco vitórias consecutivas na Copa da França de 2014–15 a 2019–20. Já na Copa da Liga Francesa, foram seis vitórias entre 2014 a 2020. Somado a isso, Thiago Silva também foi uma figura essencial para o PSG nas conquistas do Trophée des Champions em 2013, 2015, 2017, 2018 e 2019. 

Em sua transferência para o Chelsea em 2020, o brasileiro trouxe consigo uma vasta experiência e um histórico impressionante de títulos. Na sua primeira temporada no clube londrino, Silva alcançou o auge de sua carreira ao levantar o troféu da Champions League em 2020–21.

O momento também foi marcante para o clube, já que marcava a segunda vitória da equipe na competição. Além do título da Liga dos Campeões, Thiago Silva conquistou a Supercopa da UEFA, o Mundial de Clubes FIFA em 2021, com o Chelsea.

A serviço da Seleção Brasileira, Thiago Silva também deixou sua marca. Conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 com a equipe Sub-23, seguida pela medalha de prata nas Olimpíadas de Londres em 2012. A nível de seleção principal, foi peça fundamental na vitória da Copa América de 2019.