Stephan Kareem El Shaarawy é um atacante italiano, mas, como o nome sugere, tem origem egípcia, já que sua mãe era italiana e seu pai egípcio. Atualmente o jogador está em sua terceira passagem pelo AS Roma, clube em que mais atuou ao longo de sua carreira profissional.
Apesar disso, foi no Genoa que o atacante fez as categorias de base e sua estreia no futebol profissional. Depois de defender o clube, ele foi para o Padova em um empréstimo, onde permaneceu até 2011, ano em que o Milan o adquiriu. Permaneceu em contrato com o clube até 2016 e jogou mais de 100 partidas pela equipe de Milão, mas também foi emprestado para o Monaco em 2015 e para a próprio Roma em 2016, sendo esta sua primeira aparição no clube da capital italiana.
Ainda em 2016, com o fim do contrato de empréstimo, a Roma decidiu comprar o jogador de vez, no que então começou sua segunda passagem pela equipe que veio a durar até 2019, quando o Shanghai Shenhua o comprou e manteve até 2021.
Após encerrar sua passagem no futebol asiático, o atleta voltou para a Roma e permanece na equipe até os dias de hoje, tendo quase 300 aparições pelo clube.
Passagem de Stephan El Shaarawy no AS Roma
A primeira passagem de Stephan El Shaarawy no AS Roma começou no dia 26 de janeiro de 2016, quando o clube anunciou a contratação do atacante por meio de um empréstimo com validade até 30 de junho daquele mesmo ano. Contudo, por conta de seu bom rendimento, o time resolveu contratá-lo em definitivo por 13 milhões de euros nove dias antes do fim do seu empréstimo.
No total, foram 18 jogos e oito gols durante o empréstimo e 121 jogos e 32 gols depois da compra do jogador pelo clube. Depois disso, foi para o Shanghai Shenhua em julho de 2019, mas regressou ao AS Roma em 30 de janeiro de 2021, dois anos depois.
Nesta segunda passagem pela Roma, El Shaarawy reestreou em fevereiro em uma vitória contra o Sporting Braga na Liga Europa. O primeiro gol da segunda passagem aconteceu contra o Shakhtar Donetsk em março do mesmo ano.
Em maio de 2022, conquistou a Liga Conferência Europa ao vencer o Feyenoord por 1 a 0. No entanto, no ano seguinte perdeu a final da Liga Europa para o Sevilla, perdendo a oportunidade de conquistar mais um título continental.
Depois disso, em outubro de 2022, marcou então seu 50º gol pelo clube em uma vitória contra o Hellas Verona e alcançou a marca de 200 jogos pelo AS Roma um mês depois. Em abril de 2023, quando alcançou a marca de 55 gols, também adentrou a lista dos 20 maiores artilheiros da história do Roma.
Por fim, em junho de 2023 renovou seu contrato até 2025, depois de uma breve incerteza contratual.
Quais títulos o atacante conquistou no clube?
Stephan El Shaarawy conquistou na AS Roma a Liga Conferência Europa da UEFA em 2021/22 e o vice-campeonato da Liga Europa da UEFA de 2022/23.