Os clubes europeus contam com alguns dos estádios mais bonitos do mundo do futebol. Diversos deles têm uma história longa, além de terem sido palcos de algumas das mais importantes partidas que o futebol já viu. O Estádio do Torino é um desses casos: ele é extremamente antigo. No entanto, chegou a ficar um período sem receber jogos.
Estádio do Torino
O Stadio Olimpico Grande Torino, mais conhecido por ser o estádio em que o Torino manda seus jogos, registrou sua inauguração em 1933. Inicialmente, a construção se deu para abrigar os Jogos Littoriali daquele ano sob o nome de Stadio Municipale Benito Mussolini, em homenagem ao ditador fascista. Posteriormente, após o cessar da Segunda Guerra Mundial, o local passou a se chamar Stadio Comunale.
Com a construção do Stadio delle Alpi em 1990, o Estádio Olímpico de Torino passou a receber cada vez menos jogos. Assim, em 1998, a cidade de Turim se candidatou para sediar as Olimpíadas de Inverno de 2006. Como resultado para uma campanha positiva e que fosse aceita, o famoso estádio passou por um planejamento e por obras para melhoria. O projeto arquitetônico ficou por conta de Giovanni Cenna Architetto e Arteco. Assim, o local passou a ser do time do Torino, uma vez que um acordo “deu” à Juventus o Stadio delle Alpi.
Mais tarde, com o encerramento das Olimpíadas de Inverno de 2006, o Estádio Olímpico de Torino voltou ser palco de jogos de futebol, agora também da Juventus. Em 2011, a Velha Senhora trocou o local pelo Juventus Stadium, construído onde o Stadio delle Alpi ficava. Desde 2016, então, a arena se chama Stadio Olímpico Grande Torino. O nome foi uma homenagem ao famoso elenco do Torino liderado por Valentino Mazzola entre 1942 e 1948.
Características e curiosidades
Originalmente, o Estádio Olímpico de Torino possuía como principais características a sua arquitetura. Isso porque, a aparência era marcada, principalmente, pelo grande anel elipsoide com 640 metros em seu perímetro. A base foi construída com granito branco, a qual dava sustentação para um pedestal de gesso. Já a parte do campo tem 70 metros de largura e 105 metros de comprimento (de um gol até o outro).
As arquibancadas e setores do estádio possuem características próprias. Isto é, a “Curva Maratona”, por exemplo, é o setor usado pelas torcidas organizadas do Torino. A “Curva Primavera” recebe esse nome em homenagem às categorias de base do time, enquanto o “Distinti Est” é um local para reunir a família. Por fim, a “Distinti Ovest” está localizada abaixo das cabines de imprensa, além de ser também o setor mais caro.
Há ainda uma pista de atletismo de 446 metros, tamanho alcançado após reestruturação da parte central do espaço de três para apenas um. Atualmente, o Estádio Olímpico de Torino possui capacidade para 27.958 torcedores, mas, no passado, era de 25.500.
Além de abrigar eventos esportivos, o Estádio Olímpico de Torino também serve como casa de shows. Aliás, a banda U2, ao lado da banda Kasabian, realizaram uma apresentação por lá em 06 de agosto de 2010, a qual foi assistida por 42.441 pessoas. Mais tarde, em 24 de maio de 2012, a banda Coldplay, com Marina and the Diamonds e Rita Ora, se apresentou para 39.778 pessoas. Em 06 de julho de 2014, então, o grupo One Direction fez um show para 38.430 fãs. Por fim, e fechando o top 5 maiores públicos, Rammstein registrou 38.430 espectadores em 12 de julho de 2022.