Início » Futebol » Campeonato Italiano » Saiba como foi a passagem de Ruud Gullit pelo Milan

Saiba como foi a passagem de Ruud Gullit pelo Milan

Publicado em:

Última atualização:

Um dos maiores jogadores de todos os tempos, Ruud Gullit fez muito sucesso no Milan. Apesar de ter iniciado a carreira ainda na Holanda, o jogador foi crucial para transformar o clube italiano em uma super potência. Ele defendeu o clube entre 1987 e 1994 e, nesse período, jogou em um nível extremamente alto.

Quem é Ruud Gullit?

Ruud Gullit é um meia-atacante que se destacou por muitas equipes, mas, principalmente, pelo Milan. Considerado um dos maiores de todos os tempos, o jogador iniciou sua carreira em seu país natal, Holanda, pelo Haarlem em 1979. Alguns anos depois, em 1982, foi contratado pelo Feyenoord logo após a conquista da segunda divisão holandesa pelo seu antigo clube.

Em 1985, então, o PSV Eindhoven se encantou pelo futebol de Ruud Gullit, tendo contratado o jogador por 1,2 milhão de florins holandeses, a principal moeda da época na Holanda. Em sua primeira temporada por lá, ele anotou 46 gols em 68 jogos. Na jornada seguinte, o meia-atacante foi eleito o Futebolista do Ano de 1986 e foi o principal destaque da equipe no título do Campeonato Holandês.

Antes de, finalmente, ir para o Milan, Ruud Gullit poderia ter conquistado a trinca no futebol holandês. Isto é, após defender o Feyenoord e o PSV, o jogador poderia também ter ido para o Ajax, o maior clube da Holanda. No entanto, o próprio Gullit revelou em entrevistas posteriores que isso não aconteceu, pois os dirigentes do time na época queriam que ele “rastejasse” para fazer parte do elenco da equipe.

Ruud Gullit no Milan

Em 1987, então, Ruud Gullit optou por uma mudança de ares e assinou com o Milan, da Itália. A transferência foi uma das mais caras do futebol na época, custando algo em torno de seis milhões de libras. Logo na temporada de estreia, Gullit emplacou seu estilo de jogo e conquistou a todos. A combinação de força, técnica e versatilidade deu a ele a base para ser um dos maiores jogadores da história milanista.

Na mesma janela de transferências, o Milan contratou outro nome para firmar uma dupla de ataque com Ruud Gullit. Assim, Marco van Basten chegou à equipe. No ano seguinte, o clube completou o trio holandês com a adição de Frank Rijkaard. Ao lado dos seus compatriotas, Gullit conquistou muitos títulos, a começar pelo Campeonato Italiano, troféu que os milanistas haviam conseguido nove anos atrás.

Na temporada 1989-90, Ruud Gullit foi o principal nome da campanha do Milan na Copa dos Campeões. Inclusive, ele repetiu o impacto no bicampeonato da equipe conquistado na temporada seguinte. A final de 1989 foi diante do Steaua Bucareste, e Gullit marcou dois gols em uma vitória por 4 a 0. A segunda decisão, então, foi disputada contra o Benfica, mas o jogador não marcou gols.

Além dos troféus já citados, Ruud Gullit também conquistou outros títulos pelo Milan. Por exemplo, em 1990, o jogador foi crucial nas conquistas da Supercopa Europeia e Copa Intercontinental (1990). Mais tarde, seria campeão da Supercopa da Itália em 1992 e 1994. Falando em estatísticas, Gullit disputou 171 partidas pelo Milan, tendo marcado 56 gols e dado 40 assistências.

Pós-Milan

Na temporada 1993-94, Ruud Gullit optou por deixar o Milan e assinar com a Sampdoria, onde venceu a Copa da Itália logo de cara. O título, aliás, fez com que ele retornasse ao clube rossonero, tendo voltado à Samp em 1995. Na sequência da carreira, Gullit se transferiu para o Chelsea com o objetivo de “mudar” de vida. No entanto, muito se fala no estranhamento do jogador ao chegar aos Blues, visto que o clube não era tão bem estruturado como atualmente.

Após a temporada 1997-98, Ruud Gullit resolveu encerrar a carreira.