Quando pensamos nos melhores laterais da história, Cafu é certamente um dos primeiros nomes que aparece à mente. O jogador fez em história em praticamente todos os lugares que passou, tendo uma carreira bem vitoriosa. E um dos lugares onde foi mais bem-sucedido é a equipe do Milan. Time onde vários brasileiros já jogaram, a equipe milanesa era palco de inúmeros craques em todas as posições. Dessa forma, Cafu e Milan foi uma combinação perfeita.
Leia o texto a seguir para descobrir como foi a passagem de Cafu no Milan e saber mais sobre a sua trajetória de carreira.
Começo de Cafu como jogador
Marcos Evangelista de Moraes, conhecido como Cafu, nasceu na Capital Paulista em 1970.
O atleta começou no futebol atuando em diversas peneiras, algumas eram de times como Palmeiras, Nacional, Corinthians e Portuguesa. Segundo o atleta, todavia, foi reprovado em nove delas.
Tudo mudou em 1994, quando o técnico Cilinho acabou descobrindo o atleta e o levou para as categorias de base do São Paulo. A partir daí, teve uma carreira invejável com a camisa do Tricolor, ou seja, não foi só no Milan que Cafu teve sucesso. Segundo os dados do O Gol, no geral, Cafu atuou em nada menos que em 279 partidas, marcando 39 gols na equipe comandada por Telê Santana. No que se refere a títulos, levantou:
- 2 Taças do Mundo;
- 2 Recopas Sul-Americanas;
- 1 Campeonato Brasileiro;
- 2 Copas Libertadores;
- 2 Campeonatos Paulista;
- 1 Supercopa Libertadores.
Carreira na Europa
Antes de Cafu e Milan se unirem, o jogador teve passagem por outros dois clubes europeus, Real Zaragoza e Roma, deixando um grande legado no time da capital italiana
Comentando primeiro sobre a equipe espanhola, Cafu participou de pouquíssimas partidas, foram 17 no total. Entretanto, também conquistou um título na equipe: a Recopa Europeia. O Zaragoza surpreendeu e venceu times como o Chelsea nas semis e o Arsenal nas finais, levantando o maior troféu da sua história até hoje.
Já na Itália, o lateral atuou pela Roma durante uma boa parte da sua carreira. Ao todo, participou de 219 jogos pela “Giallorossi”, marcando 8 gols. No que se refere à conquistas, levantou o Campeonato Italiano de 200/01. Dessa forma, acabou ficando eternizado na história da equipe.
Cafu no Milan
Após a Roma, Cafu acabou indo para o Milan na temporada de 2003. Sendo assim, teria a chance de ganhar ainda mais troféus e marcar de forma permanente seu nome entre os principais jogadores que atuaram no futebol da Itália. Com os rossoneri, jogou no total 166 partidas entre 2003 e 2008, marcando 4 gols e contribuindo com 22 assistências. Ademais, vale destacar que levantou seis conquistas ao todo. São elas:
- 1 Liga dos Campeões (2006/07);
- 1 Serie A (2003/04);
- 2 Supercopas da Uefa (2003 e 2007);
- 1 Supercopa da Itália (2004);
- 1 Mundial de Clubes da Fifa (2007).
Tudo isso junto a alguns dos maiores nomes do futebol mundial na época como: Andrea Pirlo, Clarence Seedorf, Genaro Gattuso, Kaká e Alessandro Nesta. Além disso, foi comandado “apenas” por Carlo Ancelotti enquanto esteve por lá.