Início » Futebol » Campeonato Italiano » Riccardo Calafiori: a história de superação do zagueiro italiano 

Riccardo Calafiori: a história de superação do zagueiro italiano 

Publicado em:

Última atualização:

Sofrer uma lesão definitivamente não é fácil para nenhum jogador de futebol profissional, mas foi ainda mais difícil para Riccardo Clafiori. Isso porque o italiano rompeu todos os ligamentos do seu joelho direito além do menisco e da cápsula articular, que ficou três vezes maior do que o esquerdo com o inchaço e chocou a equipe de especialistas.

Essa foi definitivamente a maior dificuldade que o atleta teve em sua vida, especialmente por ocorrer em seus 16 anos de idade e logo após assinar seu primeiro contrato profissional com o time de Roma. O infeliz fato aconteceu em uma partida pela UEFA Youth League contra o Viktoria Plzeň, competição destinada aos times de base do alto escalão europeu. 

O próprio jogador definiu como “[…] a batalha mais importante da minha vida”, e realmente foi, já que voltou a jogar apenas 347 dias depois no início da temporada de 2019/20 e ainda haviam dúvidas se ele apresentaria o mesmo alto desempenho de antes ou se a lesão o mudara para sempre. 

Felizmente a trajetória de Riccardo Calafiori no futebol profissional não parou por aí. Atualmente, o zagueiro joga no Bologna e também fez parte do elenco Seleção Italiana na Eurocopa de 2024. 

História de Riccardo Calafiori no futebol profissional

Riccardo Calafiori teve sua formação nas próprias categorias de base do Roma e até chegou a assinar seu primeiro contrato profissional com o clube em 2018. Mas, sua carreira quase acabou em outubro daquele ano pela grave lesão no joelho que sofreu e que quase encerrou sua carreira como jogador de forma muito precoce. 

Contudo, o zagueiro conseguiu recuperar-se e estreou na Série A da Itália pelo Roma em 1º de agosto de 2020, com um papel fundamental na vitória por 3 a 1 contra o Juventus.

Depois disso, na temporada seguinte, marcou seu primeiro gol pela equipe principal do Roma em uma partida da Liga Europa contra o Young Boys em 3 de dezembro de 2020.

Em janeiro de 2022, mudou-se para Genoa em uma empréstimo antes de finalizar sua transferência permanente para o Basel em agosto de 2022 com um contrato de três anos, o que acabou revoltando De Rossi, treinador do clube romano que mostrou indignação por permitirem a saída do jogador por um preço tão baixo (2,6 milhões de euros), sem cláusula de recompra ou algum outro percentual em uma futura venda. 

Bom, após uma única temporada com o Basel, o zagueiro então voltou para a Série A com o Bologna em agosto de 2023, então sob orientação do técnico Thiago Motta que fez a transição do jogador para zagueiro central, o que tornou o Calafiori um dos principais destaques da liga. 

Inclusive, ajudou o Bologna a garantir um lugar entre os cinco primeiros e a classificar o clube para a UEFA Champions League pela primeira vez em quase seis décadas. 

Estatísticas da carreira do italiano 

Como zagueiro, Riccardo Calafiori marcou apenas dois gols válidos até hoje em clubes, ambos no Bologna, time com o qual já jogou 30 vezes e se tornou o time que o jogador mais vestiu a camisa até o momento. No Basel, ele tem 26 aparições, na Roma são dez e no Genoa apenas três.

Por fim, pela Seleção da Itália, jogou sete partidas no sub-15, nove no sub-16 (marcou um gol), três no sub-17 (marcou um gol), duas na su-19, oito na sub-21 e atualmente cinco na equipe principal, número que deve aumentar ainda mais nos próximos anos.