Início » Futebol » Campeonato Italiano » Veja como foi a passagem de Pirlo no Milan

Veja como foi a passagem de Pirlo no Milan

Publicado em:

Última atualização:

Dentre os melhores meio-campistas deste século, Andrea Pirlo certamente é um nome que muitas pessoas irão colocar em suas listas. O italiano atuou em diversos clubes e fez sucesso em praticamente todos, incluindo na própria Seleção da Itália. Todavia, existe apenas um lugar que foi responsável por tornar o atleta conhecido dessa forma: o Milan. Pirlo no Milan atuou com grandes jogadores e elevou sua estatura no futebol a outro patamar.

Chegada de Pirlo no Milan

O atleta desembarcou no Milan em 2001 após uma passagem frustrada na Inter de Milão, onde acabou sofrendo vários empréstimos e não conseguiu se firmar na equipe. O valor da compra girou em torno de 17 milhões de euros na época.

Ao chegar lá, Pirlo encontraria o turco Faith Terim como técnico, que iria permanecer por 13 jogos apenas, e alguns jogadores conhecidos como Gennaro Gattuso, Fernando Redondo, Filippo Inzaghi e Andriy Shevchenko. Por mais que o elenco estivesse longe de ser ruim, vários outros nomes de peso chegariam e melhorariam ainda mais o nível da equipe.

Ademais, Carlo Ancelotti só viraria treinador do clube no meio da temporada em 2001. Ancelotti, aliás, estava em uma situação similar a de Pirlo, já que falhou em se estabelecer no comando Juventus, conquistando apenas uma Copa Intertoto enquanto estava em Turim durante 2 anos.

Auge e Títulos

A partir da temporada de 2002/03, a equipe do Milan se transformou e Pirlo começou a virar o meio-campo que é conhecido hoje em dia. Além disso, vale destacar que a equipe de Milão também passou a contar com nomes como Rivaldo, Seedorf e Kaká, que foram bem importantes ao longo das próximas temporadas europeia. Essa combinação resultou em:

  • 2 Ligas dos Campeões (2002/03 e 2006/07);
  • 2 Serie A (2003/04 e 2010/11);
  • Supercopa Italiana (2004);
  • Mundial de Clubes da Fifa (2007);
  • Supercopa da UEFA (2003 e 2007).

Vale lembrar que Pirlo no Milan ficou aproximadamente um período de 10 anos e, durante esse ínterim, também ajudou a Seleção Italiana a conquistar uma Copa do Mundo em 2006 e chegar até as finais da Euro em 2012.

Estatísticas

Ao todo, o meia disputou 401 jogos pelos Rossoneri, marcando 41 gols e providenciando 71 assistências.

Fazendo um recorte, em Liga dos Campeões, foram 78 participações, com 7 gols e 10 assistências. Enquanto isso, na Serie, Pirlo no Milan fez 284 partidas, com 32 gols e 55 assistências.

Saída de Pirlo do Milan

Embora tenha virado ídolo do clube de Milão, a saída de Pirlo não foi a das mais tranquilas. O atleta teve desentendimentos com o técnico Massimiliano Allegri que, segundo Pirlo, queria substituí-lo. Todavia, o próprio Alegri deu versões diferentes da história e, por motivos não tão claros, a lenda dos Rossoneri foi parar na Juventus. Ambos chegaram, inclusive, a trabalhar juntos na equipe de Turim, no entanto, o clima parece ter sido bem mais amigável naquela.

Na Juve, Pirlo também foi um dos principais nomes enquanto esteve por lá, no entanto, seu auge e principais feitos ainda estão no Milan.