Muitos podem se surpreender por isso, mas acredite ou não, o auge da carreira de Luca Toni como atacante foi na Fiorentina, mais especificamente entre 2005 e 2007. Inclusive, em 2006, ao longo de sua passagem pelo clube, o ex-futebolista tornou-se o primeiro italiano na história a conquistar a Chuteira de Ouro — prêmio para o melhor artilheiro entre todos os campeonatos da Europa.
Não é para menos, afinal, Luca Toni foi um dos atacantes mais oportunistas na história da Itália, no sentido de que fazer gols lhe parecia um talento nato, isso do início ao fim de sua carreira, que começou no Modena em 1994 e terminou com sua aposentadoria no Verona em 2016.
Para além dos clubes, seu sucesso também deu frutos na Seleção Italiana, mais especificamente quando foi o camisa 9 na Copa do Mundo de 2006, ano em que a equipe saiu vitoriosa e conquistou o quarto título do país, sob o comando do técnico Marcelo Lippi.
Trajetória de Luca Toni na Fiorentina
O início da passagem de Luca Toni na Fiorentina já teve polêmica, com acusações de traição da torcida do Palermo, seu antigo clube, por conta de sua saída. A venda ocorreu por cerca de 10 milhões de euros.
Ao longo de sua primeira temporada em Florença, o atacante marcou 31 gols, apenas cinco a menos do que o recorde de uma única temporada por um jogador na primeira divisão do Campeonato Italiano.
Além disso, essa foi a primeira vez em 50 anos que um jogador da Serie A marcou 30 gols ou mais na liga, algo que ajudou a solidificar seu status como um dos maiores atacantes italianos na história, ainda mais depois que recebeu a Chuteira de Ouro Europeia pela sua conquista.
Desse modo, seu talento e alta habilidade para marcar gols levou a Fiorentina a alcançar níveis que não via desde a época de Gabriel Batistuta no fim dos anos 1990. Naquela temporada, terminaram em quarto lugar e conseguiram a classificação para a Champions League.
Contudo, logo revogaram a qualificação na liga por conta dos escândalos de Calciopoli, em que a Fiorentina foi considerada culpada por influenciar a Associação Italiana de Árbitros e, assim, teve que começar a temporada de 2006/07 com -19 pontos.
Isso tudo também acabou abalando o relacionamento de Toni com a Fiorentina, já que o atleta demonstrou interesse diversas vezes em deixar o time naquele verão. Porém, o convenceram a ficar, mas a próxima temporada foi marcada por lesões que limitaram a contribuição do atacante a somente 16 gols. Em 2007, se transferiu para o Bayern de Munique.
Segunda passagem
Em 31 de agosto de 2012, a Fiorentina anunciou a contratação de Luca Toni novamente. Desse modo, o atacante fez um retorno triunfal para a La Viola quando entrou aos 64 minutos para substituir Adem Ljajić e, com seu primeiro toque na partida, marcou o segundo gol da vitória por 2 a 0 contra o Catania.
Títulos e estatísticas na Fiorentina
Luca Toni não conquistou nenhum título na Fiorentina, porém, em sua primeira temporada no time, participou de 38 jogos na Serie A e marcou 31 gols. Já na Copa da Itália, jogou quatro partidas e marcou dois gols.
Em 2006/07, jogou 29 vezes no Campeonato Italiano, mas marcou apenas 16 gols por conta de suas lesões. Aqui também não jogou na Copa da Itália.
Por fim, em sua última passagem pela Fiorentina em 2012/13, Toni jogou 27 vezes na Serie A e marcou oito gols, além de uma única partida na Copa do país.