Kaká foi o último brasileiro a conquistar a Bola de Ouro. O meio-campista recebeu o prêmio de Melhor Jogador do Mundo em 2007 por sua brilhante temporada no Milan.
Em duas passagens pelo clube italiano, acumulou vitórias, títulos e, principalmente, o carinho dos torcedores, tornando-se um ídolo. Descubra o sucesso de Kaká no Milan e quantas vezes ele subiu ao pódio para comemorar.
Primeiramente formado pelo São Paulo, Kaká transferiu-se para o Milan após atuar no profissional do clube brasileiro. O jogador também passou pelo Real Madrid e pelo Orlando City, além de vencer a Copa do Mundo com o Brasil em 2002, ao lado de Ronaldo, Roberto Carlos e Rivaldo.
Números de Kaká no Milan
Kaká e o Milan viveram uma linda história de amor entre 2003 e 2013. Ricardo Izecson dos Santos Leite, ou apenas Kaká, chegou ao Milan em 2003, depois do sucesso no São Paulo.
O brasileiro estreou em 31 de agosto do mesmo ano, em vitória por 2 a 0 contra o Ancona, na Série A, ao lado de Cafu, Inzaghi e Pirlo. O primeiro gol, entretanto, saiu dois meses depois, no clássico contra a Inter de Milão. Aos poucos, evoluiu de coadjuvante para protagonista no meio de campo dos Rossoneri.
Um dos momentos mais marcantes de Kaká no Milan foi a atuação na semifinal da Liga dos Campeões 2006/2007. O meia fez 2 gols contra o Manchester United e levou a equipe italiana à decisão. A velocidade em campo e a maestria em criar jogadas estão no DNA do brasileiro.
Em 2007, Kaká ganhou a Bola de Ouro e o prêmio da FIFA de melhor jogador do mundo. Assinou com o Real Madrid dois anos depois, mas as consecutivas lesões tornaram a sua trajetória frustrante. Retornou ao Milan em 2013, mas desta vez não teve sucesso.
Você já sabe como foi a passagem de Kaká no Milan. Chegou a hora de conferir os números do meia no clube italiano:
Kaká no Milan (2003–2013)
- 307 partidas (181 vitórias, 70 empates e 56 derrotas)
- 104 gols
- 81 assistências
- 223 partidas na Série A
- 77 gols na Série A
- 6 títulos (Champions League, Mundial de Clubes, Supercopa da UEFA, Série A e Supercopa da Itália 2x)
- 2 prêmios individuais (Bola de Ouro e FIFA The Best 2007)
Bola de Ouro em 2007
Aos 25 anos, Kaká fez uma campanha impecável no Milan, disparado o melhor jogador do elenco. Em 2007, o desempenho garantiu ao meia as indicações na Bola de Ouro, premiação da revista France Football, e no FIFA The Best. Lionel Messi e Cristiano Ronaldo também concorreram, mas o brasileiro era o favorito em ambas as competições.
Na 52ª edição da Bola de Ouro, Kaká derrotou os outros atletas e ficou com o prêmio após receber 445 votos. Cristiano (Manchester United) ficou em segundo lugar, com 277, enquanto Messi (Barcelona) ocupou o terceiro, com 255 votos. Os craques estavam no início de suas respectivas carreiras.
Kaká faz parte da seleta lista de brasileiros que já conquistaram a Bola de Ouro, com Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho.
Enquanto isso, o FIFA The Best também consagrou o brasileiro como o Melhor do Mundo em 2007. Messi ficou com o segundo lugar e Cristiano Ronaldo em terceiro. Outros brasileiros também concorreram ao prêmio, como Ronaldinho e Juninho Pernambucano.