Início » Futebol » Campeonato Italiano » Allianz Stadium Juventus: saiba tudo sobre o estádio italiano 

Allianz Stadium Juventus: saiba tudo sobre o estádio italiano 

Publicado em:

Última atualização:

As pessoas podem até não acreditar, mas é fato que o Allianz Stadium Juventus, a atual casa do Juventus, foi um dos fatores que ajudaram a elevar o status de potência europeia do time na década anterior. 

A construção do monumento ocorreu de forma econômica e eficiente. Porém, foi depois da inauguração do estádio que esse investimento começou a dar resultado no faturamento do clube.

Afinal, depois que os torcedores encheram as arquibancadas do Juventus Stadium, houve um aumento de 83% na receita do clube em comparação com os números da última temporada do futebol italiano no antigo estádio. 

Ou seja, o estádio novo, assim como em muitos outros clubes, ajudou a resgatar a grandeza do time. Além disso, proporcionou um aumento de público torcedor nos jogos e é claro, da melhoria nas finanças do clube. 

A sorte foi tanta que, desde a inauguração do estádio em 2011/12 até a temporada de 2019/20, o Juventus venceu todos os títulos da Série A da Itália. Inclusive, o time até chegou a alcançar novamente a final da Liga dos Campeões nas temporadas de 2014/15 e 2016/17. No entanto, perdeu a primeira para o Barcelona por 3 a 1. Já a segunda perdeu também, mas para o Real Madrid por 4 a 1, ambas em casa. 

Capacidade e história do Allianz Stadium Juventus

Atualmente o estádio se chama Allianz Stadium por conta dos direitos de nome comprador pela Allianz em 2017. O antigo Juventus Stadium fica localizado em Turim, Piemonte, na Itália, e é onde o Juventus joga seus jogos em casa.

Sua construção começou em 2008, no que era o local do antigo Stadio delle Alpi e terminou em 2011. No mesmo ano, ocorreu a inauguração em um amistoso contra o Notts County, da Inglaterra, e acabou em 1 a 1. 

Além disso, o estádio tem uma capacidade de 41.507 pessoas. Essa capacidade inclui 3.600 assentos premium e 120 executivos, com uma distância de 49m entre as últimas linhas da arquibancada até o campo.  

Por fim, o estádio também abriga um complexo comercial de 34.000 m². Esse complexo abre todos os dias e tem estacionamento para abrigar cerca de 4.000 veículos, e um museu sobre a história do Juventus.  

Antigos estádios do Juventus 

Onde hoje é o Juventus Stadium, ou Allianz Stadium, já foi também o Stadio Delle Alpi — uma arena feita para Copa do Mundo FIFA de 1990 — mas, o povo da cidade de Turim ainda preferia o antigo estádio da cidade, o Estádio Olímpico de Turim, o que levou o Juventus a comprar o Delle Alpi em 2003. 

Porém, o clube logo saiu do estádio em 2006, com planos de construir um ambiente mais intimista para ser a casa do clube. Sendo assim, utilizou neste meio tempo, entre 2006 e 2011, o Estádio Olímpico de Turim, que havia sido reformado para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006. 

Por fim, em novembro de 2008 o clube anunciou o projeto do Juventus Stadium, que abrigaria 41.000 lugares e teria um custo de cerca de 100 milhões de euros, mas no fim chegou a 155 milhões de euros.