Em maio deste ano, o técnico Dorival Júnior convocou o volante Éderson da Atalanta para defender a Seleção Brasileira na Copa América, depois que a Conmebol liberou a inclusão de mais três nomes na lista principal.
O atleta foi reconhecido depois de sua grande atuação no clube de Bérgamo na temporada de 2023/24. Isso ajudou a equipe a conquistar o primeiro título continental de sua história: a Liga Europa da UEFA.
Ao todo, o jogador acumula mais de 80 aparições e oito gols com a camisa preta e azul. O número de vezes que balançou a rede foi o único ponto de melhoria que o técnico Gian Piero Gasperini apontou em uma entrevista para o jornal Gazzeta dello Sport. O treinador também elogiou imensamente o atleta, principalmente pela sua atuação defensiva no meio-campo.
De reserva do Corinthians à Seleção Brasileira, é indiscutível que a história de Éderson no futebol profissional é de uma incrível ascensão até o momento. O jogador é considerado um talento promissor para as próximas temporadas. Ele foi, inclusive, ligado a alguns clubes gigantes da Europa, como o Liverpool.
A trajetória de Éderson no Atalanta
A estreia de Éderson no futebol italiano aconteceu antes de chegar ao Atalanta em 28 de janeiro de 2022, quando o Salernitana comprou-o. Contudo, chegou a jogar apenas 15 partidas e marcar dois gols por lá na Série A. Porém, apesar da breve passagem, ajudou a livrar a equipe do rebaixamento.
Após seis meses no Salernitana, Ederson foi para o Atalanta por 15 milhões de euros. A estreia do jogador pelo time aconteceu em 28 de agosto de 2022, no início da temporada de 2022/23, no que foi uma vitória por 1 a 0 no Hellas Verona.
Depois disso, marcou seu primeiro gol pelo Orobici em 15 de janeiro de 2023 em uma vitória de 8 a 2 contra sua antiga equipe do Salernitana. Ele rapidamente conseguiu espaço no time depois disso.
Nessa primeira temporada, jogou 35 vezes no Campeonato Italiano e balançou as redes uma única vez. Mesmo com uma eliminação precoce na Copa da Itália, teve uma atuação consistente no restante da temporada.
Porém, sua segunda temporada no clube italiano foi muito melhor do que a primeira. O volante chegou a marcar seis gols até janeiro de 2024, com o seu primeiro na estreia da Europa League da UEFA desta última temporada e outras cinco vezes na Seria A Tim.
Outros clubes em que Éderson jogou
Além de brilhar no futebol italiano pelo Salernitana e pelo Atalanta, Éderson tem histórico em diversos clubes brasileiros. O jogador cresceu nas categorias de base do Desportivo Brasil, time em que também estreou como futebolista profissional em 2017 e permaneceu até 2019.
Neste meio tempo, também chegou a ser emprestado para o Cruzeiro entre 2018 e 2019. Seu bom desempenho fez com que o clube comprasse-o definitivamente em 2019 e o mantivesse até 2020. Passou então pelo Corinthians entre 2020 e 2022, mas também, durante esse tempo, foi pego por empréstimo pelo Fortaleza, que o manteve nas temporadas de 2021 e 2022 até sua venda para a Itália.