O Atalanta Bergamasca Calcio é um clube com sede em Bérgamo, Lombardia, Itália, e que atualmente compete na Série A da Itália, a Serie A Tim, depois que recebeu a promoção da Série B na temporada de 2010/11.
Leva o apelido de Regina delle provinciali, ou então Rainha dos clubes provinciais, pelo fato de que é o time italiano que possui mais consistência entre os que não tem sede nas capitais regionais, como Internazionale, Milan, Juventus, Roma, entre outros.
E não é para menos, afinal, o Atalanta passou 60 temporadas na Série A até hoje, além de outras 28 na Série B e apenas uma única na Série C, números surpreendentes para qualquer time que não tenha berço em uma capital, o que tende a afetar a receita, os patrocínios e outros fatores nesses clubes.
Além de tudo isso, o La Dea também tem fama de ser um produtor de atletas, com diversos talentos notáveis do futebol italiano jogando nas principais ligas da Europa.
Desse modo, nomes como Angelo Domenghini, Gaetano Scirea, Pietro Fanna, Roberto Donadoni, Alessio Tacchinardi, Domenico Morfeo, Riccardo Montolivo, Giampaolo Pazzini, Giacomo Bonaventura, Manolo Gabbiadini e Simone Zaza formaram-se lá. Os principais rivais do Atalanta são o seu vizinho Brescia, além do Internazionale e do Milan.
História do Atalanta Bergamasca Calcio
O Atalanta Bergamasca Calcio teve o início de sua história em 1904, quando um grupo de amigos fundou o Football Club Bergamo. Depois disso, em 1907, a Società Bergamasca di Ginnastica e Scherma deu origem então à seção de futebol. Já “Atalanta” passou a compor o nome apenas em 1920, em homenagem à guerreira da mitologia grega de mesmo nome.
Em 1928 inaugurou o estádio Atleti Azzurri d’Italia e em 1936/37 subiu pela primeira vez para a primeira divisão do Campeonato Italiano, porém, logo sofreu um rebaixamento e então oscilou entre as duas divisões nas décadas que se seguiram. O destaque veio em 1963/64, quando conquistou a Copa da Itália, seu único grande título.
Já na década de 1980, depois de um período difícil que resultou até mesmo no rebaixamento para a Série C, o Atalanta Bergamasca Calcio conseguiu se recuperar sob o comando de Nedo Sonetti e finalmente retornou à Série A em 1983. Além disso, contratações como as de Caniggia e Evair ajudaram a solidificar a reputação do time.
Em 2002/03, no entanto, um novo rebaixamento acontece e faz com que o clube volte a ser um ioiô entre as divisões. Mas, a partir de 2005/06, sob as decisões de Stefano Colantuono, a Atalanta mostrou um futebol mais consistente até enfim chegar em sua última promoção para a primeira divisão em 2010/11, onde permanece desde então.
Títulos do Atalanta BC
Por mais que o Atalanta Bergamasca Calcio não tenha uma taça da primeira divisão do Campeonato Italiano, o clube já conquistou cinco títulos da Serie B (1939/40, 1958/59, 1983/84, 2005/06 e 2010/11) além de um na Serie C (1981/82). Contudo, entre os títulos nacionais, o seu maior prestígio é a Copa da Itália de 1962/63.
Recentemente, conquistou seu primeiro título continental, a Liga Europa da UEFA de 2023/24.