Início » Futebol » Campeonato Italiano » O brasileiro Arthur no Juventus: a história do atleta com o clube italiano 

O brasileiro Arthur no Juventus: a história do atleta com o clube italiano 

Publicado em:

Última atualização:

O brasileiro Arthur Henrique Ramos de Oliveira Melo, ou simplesmente Arthur, deve voltar ao Juventus agora com o fim da temporada de futebol italiano, depois de uma temporada fraca no Liverpool em 2022/23 e de uma atuação brilhante no Fiorentina, em 2023.

Em ambos os casos, o Juventus emprestou o atleta aos clubes. Porém, agora, o Fiorentina disse não ter verba para contratá-lo de maneira definitiva. Com isso, o meio-campista deve voltar à “Velha Senhora” ainda neste ano.

Desse modo, conforme o jornal As destacou em 24 de maio, ele deve ser a grande primeira decisão do novo técnico do Juventus, Thiago Motta, que deixou o Bologna recentemente para comandar a Juve. 

Sendo assim, Motta deve decidir se o clube de Turim deve ou não integrar Arthur na temporada de 2024/25, se será preferível negociá-lo de forma definitiva ou emprestá-lo mais um vez. 

Como foi a temporada em que Arthur jogou pelo Juventus? 

Arthur assinou seu contrato de cinco anos com o Juventus no dia 28 de junho de 2020. Porém, este entrou em vigor apenas com o início da temporada de 2020/21. 

Seu primeiro jogo pela equipe foi na Série A em 27 de setembro, quando entrou em campo para substituir Weston McKennie, aos 58 minutos. A partida foi contra Roma e terminou em um empate de 2 a 2, fora de casa. 

Após isso, conquistou seu primeiro troféu pela Juve ao jogar como titular na final da Supercopa da Itália em 20 de janeiro de 2021, quando o time de camisa preta e branca venceu o Nápoli por 2 a 0.

Já seu primeiro gol aconteceu em uma partida contra o clube Bologna, em que abriu o placar pelo bianconeri no que foi uma vitória de 2 a 0. 

Com um contrato até 2025, Arthur sofreu com problemas físicos que o prejudicaram na tentativa de se firmar na equipe, o que culminou em seu empréstimo para o Liverpool e depois para o Fiorentina. Ao todo, jogou 63 jogos pelo clube e marcou um único gol. 

Em que outros clubes Arthur jogou? 

Antes de ir para o Juventus, Arthur cresceu nas categorias de base do Goiás (2008-2010) e do Grêmio (2010-2015). Depois disso, iniciou no futebol profissional no mesmo time gaúcho, pelo qual jogou 70 jogos e marcou 6 gols.  

Logo após, fez sua estreia no futebol europeu já pelo Barcelona em 2018 e ficou até 2020, com um histórico de 72 jogos e 4 gols. A partir disso, foi então para o Juventus, o Liverpool e o Fiorentina. 

Por fim, também integrou a Seleção Brasileira Sub-17 em 2013 e a equipe principal em 22 partidas desde 2017. Pelo país, ajudou na conquista da Copa América de 2019 e do Superclássico das Américas de 2018.