O Campeonato Gaúcho é o torneio estadual de futebol do Rio Grande do Sul. É mais do que a rivalidade entre Internacional e Grêmio. A competição tem equilíbrio devido à qualidade dos clubes do interior, que muitas vezes alcançam a decisão e desbancam os dois poderosos. Parte do show se dá também pelo talento dos atletas. Ficou curioso? Acompanhe a seguir o compilado com os melhores jogadores do Campeonato Gaúcho.
Os melhores jogadores do Campeonato Gaúcho em 2024
O Grêmio conquistou o título gaúcho em 2024, depois de vencer o Juventude na final. Apesar da saída de Luis Suárez no início da temporada, o elenco manteve o bom desempenho. Este é o 43º estadual do clube, que tem dois a menos que o Internacional.
Claramente, os responsáveis pelo troféu do tricolor são os jogadores. Cristaldo e Diego Souza, por exemplo, dividiram o topo da artilharia com seis gols cada, entre a fase classificatória e o mata-mata, incluindo a final. Por outro lado, Cristian Pavón foi o segundo atleta com mais assistências no torneio, o total de quatro.
No setor defensivo, o goleiro Agustín Marchesín sofreu sete gols em sete confrontos na competição, enquanto Caíque teve seis e Gabriel Grando apenas um. É certo dizer que os jogadores do Grêmio – em todos os setores – foram os melhores na edição.
A Federação Gaúcha de Futebol, responsável pelo futebol no estado, formou a seleção do Gauchão 2024 com os destaques da temporada, através dos votos dos associados da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG). Com cinco representantes, o Grêmio dominou a lista, seguido do vice-campeão Juventude, com três.
Então, a seleção do estadual da FGF em 2024 é:
- Goleiro: Rodrigo Mamá (Guarany de Bagé)
- Lateral-direito: João Lucas (Juventude)
- Lateral-esquerdo: Dudu Mandai (Caxias)
- Zagueiros: Kannemann (Grêmio) e Zé Marcos (Juventude)
- Meio-campo: Villasanti (Grêmio), Caíque (Juventude), Alan Patrick (Internacional) e Cristaldo (Grêmio)
- Atacantes: Gustavo Nunes e Diego Costa (Grêmio)
- Técnico: Wilian Campos (Guarany de Bagé)
Para fechar a campanha impecável do Grêmio com chave de ouro, o prêmio de craque do Campeonato Gaúcho foi entregue a Diego Souza.
Quem é o maior artilheiro da história do Campeonato Gaúcho?
Sandro Sotilli é o maior artilheiro da história do Campeonato Gaúcho com 111 gols. É extremamente difícil, mas o ex-jogador pode ter seu reinado interrompido por outros atletas, já que não está mais em ação. O atacante pendurou as chuteiras em 2014, depois de defender o Pelotas por uma temporada.
Atualmente com 51 anos, Sotilli mora em Passo Fundo com a família, cidade no interior do Rio Grande do Sul. Longe dos gramados, o ídolo se dedica às redes sociais, com conteúdos divertidos de futebol e análises sobre as equipes gaúchas. No Instagram, o craque acumula 479 mil seguidores, enquanto no Facebook coleciona 746 mil curtidas e 837 mil seguidores.
Desde criança, Sandro sempre teve o sonho de ser jogador de futebol profissional. Em entrevista ao canal Museu da Pelada, o gaúcho contou que passou a se dedicar ao esporte com 11 anos, quando entrou em uma escolinha no município de Rondinha. O amor era tão grande que o garoto ia a pé para os treinos, na cidade vizinha.
Com 12 anos, ele recebeu a oportunidade de fazer testes no Ypiranga, de Erechim. Passou na peneira e, então, entrou para as categorias de base do clube. Inicialmente, Sandro jogava mais pelo lado esquerdo, mas logo começou a atuar como centroavante. Desenvolveu as habilidades de finalizações e, consequentemente, se tornou destaque no futebol gaúcho.
O currículo de Sandro Sotilli é extenso. Ele soma passagens por equipes da elite, como Internacional, Ceará e Juventude, além de clubes do interior do Rio Grande do Sul, assim como Pelotas, Caxias, Veranópolis e Farroupilha, e elencos do México e China.
Quais atletas venceram mais vezes o estadual?
Airton Ferreira da Silva e Leôncio Vieira são os atletas com mais títulos no Campeonato Gaúcho: 11 conquistas cada, entre os anos 1950 e 1960, de acordo com o portal GHZ. O primeiro morreu em 2012, aos 77 anos, e Leôncio em 1992, com 58.
Airton ‘Pavilhão’, como era chamado, atuou no Força e Luz, Grêmio, Santos, Cruzeiro do Rio Grande do Sul e Guarany de Bagé. Ele faturou os triunfos estaduais de 1956 a 1960, e também o hexacampeonato de 1962 a 1967.
Já Leôncio Vieira soma passagens pelo Caxias, Grêmio, Cruzeiro, Cruzeiro-RS e Metropol. Só no tricolor, são 19 troféus, incluindo sete Campeonatos Gaúchos.
Quais jogadores podem ser destaques do Campeonato Gaúcho 2025?
É impossível prever quem serão os destaques do Campeonato Gaúcho em 2025. Entretanto, dá para ter uma ideia de quais jogadores irão se destacar no torneio do Rio Grande do Sul. Certamente, Grêmio e Internacional são favoritos, enquanto Juventude, Guarany de Bagé e Caxias podem surpreender.
No tricolor, um nome que tem dado o que falar é Martin Braithwaite. O dinamarquês foi contratado pela diretoria gremista em julho de 2024, após uma breve passagem pelo Espanyol. O atacante é o artilheiro do clube no Brasileirão, com seis gols, além de ser responsável pela mudança positiva no setor ofensivo do elenco.
Enquanto isso, Wesley, Borré e Alan Patrick são as melhores peças do Internacional. Os atletas devem continuar no Colorado em 2025, liderando o grupo até a decisão e, quem sabe, retomando o domínio.
Outros nomes para ficar de olho são Lucas Barbosa e Jean Carlos, do Juventude, e Álvaro, do Caxias.