Recentemente o uruguaio Diego Lugano, um dos maiores jogadores do São Paulo neste século, causou certa polêmica ao afirmar que:
“Faz 20 anos que eu estou no Brasil e ainda não entendo o Carioca. O que é Guanabara, o que é Taça Rio… Quem ganha a Taça Rio, não ganha a Guanabara. O campeão carioca não é o da Rio. Isso porque eu me concentro todo ano, e ainda não entendo. Como vai ser o melhor se ninguém entende?”
A declaração, dada durante o programa Resenha ESPN, foi uma resposta dada ao técnico Tite do Flamengo, que afirmou que o Campeonato Carioca é o mais forte do país.
Concorde com qualquer um dos dois, você realmente entende o Campeonato Carioca? O campeonato neste ano já começou, e preparamos um guia especial para você apostar no Campeonato Carioca aqui na sportingbet.
O regulamento clássico do Campeonato Carioca
Antes de explicar como o Campeonato Carioca é hoje, é importante lembrar que ele já foi considerado por muitos anos como o mais charmoso de todo o Brasil por conta de seu regulamento diferente dos demais.
As equipes participantes eram divididas em dois grupos, e no primeiro turno se enfrentavam dentro do próprio grupo. Após todos os confrontos serem realizados, os dois primeiros colocados de cada grupo se enfrentavam em semifinais e finais, definindo o campeão deste primeiro turno que era chamado de “Taça Guanabara”.
As equipes participantes eram mantidas dentro deste grupo para o segundo turno, mas desta vez enfrentavam as equipes do outro grupo. Novamente, depois de todos os confrontos serem realizados, os dois primeiros colocados de cada grupo se enfrentavam em semifinais e finais, definindo o campeão deste segundo turno que era chamado de “Taça Rio”.
O campeão do Campeonato Carioca de cada ano era decidido em uma grande final, que colocava frente a frente o campeão da Taça Guanabara contra o campeão da Taça Rio, em jogos de ida e volta. Caso o mesmo time ganhasse os dois turnos, não era realizada essa final.
Como será o Campeonato Carioca em 2024
Em 2024 o Campeonato Carioca será realizado de maneira diferente, mais próxima de como hoje é realizado o Campeonato Paulista, ainda que a execução seja diferente. E, ao contrário do que possa parecer, não é um regulamento que tem mudado com frequência, já que vamos para o quarto ano com o mesmo formato.
Neste ano 12 equipes irão disputar o Carioca entre janeiro e abril, com o formato de turno único, semifinal e final. No turno todos se enfrentam, totalizando 11 rodadas. Este turno é chamado de Taça Guanabara, e o time que somar mais pontos leva este título simbólico.
As quatro equipes mais bem colocadas se classificam para as semifinais, com o primeiro colocado enfrentando o quarto e o segundo e o terceiro fazendo a outra semifinal. Os vencedores se encaram na final.
O que causa confusão em muitas pessoas é o fato de que agora as equipes que ficam entre o 5º e o 8º lugar no primeiro turno também se classificam para outra fase, chamada agora de Taça Rio. Também são disputadas semifinais no sistema 5º x 8º e 6º x 7º, e uma final entre os vencedores.
Porém, esta disputa da Taça Rio não vale o título do Campeonato Carioca e não tem nenhuma influência no restante do campeonato. Esta disputa de título simbólico dá ao campeão apenas uma vaga na edição seguinte da Copa do Brasil.
O 11º primeiro colocado do turno é rebaixado para a Série A2, a segunda divisão do Campeonato Carioca.
Os times que disputarão o Campeonato Carioca 2024
O Campeonato Carioca de 2024 será disputado por 12 equipes, algumas tradicionais e outras novatas no cenário carioca. São elas: Audax Rio, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco e Volta Redonda.
Os favoritos ao título do Campeonato Carioca 2024
Como não poderia deixar de ser, os grandes favoritos para o título do Campeonato Carioca em 2024 são as equipes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro. Então, este são os principais candidatos ao título nesta temporada:
Botafogo
O Botafogo conquistou o título do Campeonato Carioca em 21 oportunidades, a última delas em 2018. E, para esta temporada, o Botafogo ainda tenta superar o trauma do título perdido da Série A do Brasileirão em 2023.
O time neste ano mantém o técnico Tiago Nunes, e irá contar com o reforço do atacante Luiz Henrique, que jogava no Betis e se tornou a contratação mais cara da história do futebol brasileiro, custando nada menos do que €20 milhões, mais de R$ 100 milhões na cotação atual.
A equipe chega forte para a temporada, mas terá que dividir as atenções do Campeonato Carioca com a Libertadores antes das demais equipes, já que terá que disputar a chamada “pré-Libertadores” enquanto os adversários entrarão direto na fase de grupos.
Flamengo
Um dos maiores campeões dos últimos anos do futebol brasileiro, o Flamengo não tem tido grande sorte no Campeonato Carioca, onde acabou ficando com o vice-campeonato nos dois últimos anos.