Um dos percursores do futebol no Brasil, o tricolor das Laranjeiras transpira elegância e tradição ao longo de suas três cores. O clube é um dos mais tradicionais do futebol brasileiro e, consequentemente, do estado do Rio de Janeiro. Então vamos relembrar os títulos do Fluminense no Campeonato Carioca?
Quantos títulos tem o Fluminense no Campeonato Carioca?
A pergunta principal é: quantos títulos tem o Fluminense no Campeonato Carioca? E a resposta é simples: o tricolor das Laranjeiras conquistou o estadual mais charmoso do Brasil em 33 oportunidades, tendo participado de 102 finais, sendo o segundo maior vencedor da história da competição. O clube fica atrás apenas do Flamengo, que tem 38.
Além disso, o Fluminense também soma 12 conquistas da Taça Guanabara, que por muito tempo foi disputado como o primeiro turno do estadual, mas hoje serve como a fase de grupos. O tricolor é o terceiro maior campeão da competição, atrás do Flamengo, com 24, e do Vasco, com 13. Por sua vez, o Time de Guerreiros soma apenas quatro títulos na Taça Rio, que era disputada como segundo turno, ficando atrás do Vasco, com 11; do Flamengo, com nove; e do Botafogo, também com nove.
O tricolor ainda soma 17 títulos estaduais que receberam outras alcunhas em formatos anteriores ao longo da história da competição do Campeonato Carioca.
Há quantos anos o Fluminense não ganha o Campeonato Carioca?
O último título conquistado pelo Fluminense foi no ano de 2023, há um ano. Na ocasião, o tricolor venceu o arquirrival Flamengo com uma grande atuação e conquistou o bicampeonato consecutivo da competição.
O primeiro jogo da final viu um domínio do Flamengo durante boa parte da partida. Jogando no Maracanã lotado, o rubro-negro abriu o placar nos acréscimos do primeiro tempo. Após cruzamento de Erick Pulgar, Everton Cebolinha apareceu na segunda trave, de cabeça, para marcar o primeiro gol. Com um jogador a mais, o Mais Querido fechou a conta nos acréscimos do segundo tempo, com Pedro, de cabeça.
No segundo jogo da final, no entanto, o Fluminense entrou em campo para dar show. Depois de uma pressão imensa nos minutos iniciais, o tricolor abriu os trabalhos com Marcelo num belo chute de fora da área aos 16 minutos. Aos 31 minutos, Germán Cano recebeu passe de Paulo Henrique Ganso e tocou no canto para fazer o segundo. O terceiro gol veio com também com Cano, que bateu pênalti e Santos defendeu, mas o argentino marcou no rebote. Aos 18, Alexsander aproveitou o rebote do goleiro rubro-negro e estufou as redes para fazer 4 a 0.
Ayrton Lucas, do Mais Querido, descontou o placar aos 51 minutos da etapa final, mas não evitou o 33° título da história do Fluminense no Campeonato Carioca.
Como foi a campanha do Fluminense no Carioca de 2024?
Embalado após a conquista da Copa Libertadores de 2023, o Fluminense chegou ao Campeonato Carioca com a missão de conquistar o tricampeonato consecutivo pela quarta vez na sua história. No entanto, as coisas não saíram conforme esperado.
A equipe comandada pelo treinador Fernando Diniz fez uma primeira fase abaixo do esperado e se classificou na quarta colocação, somando seis vitórias em 11 jogos. O tricolor, por exemplo, perdeu os últimos dois jogos para Flamengo e Botafogo, respectivamente.
Classificado para as semifinais, o Fluminense reencontrou o arquirrival Flamengo com a premissa de repetir o desempenho dos anos anteriores. No entanto, a equipe tricolor ficou aquém da forte equipe comandada por Tite, perdendo o primeiro jogo por 2 a 0 com gols de Pedro e Everton Cebolinha. No segundo jogo, o empate selou o adeus da equipe da competição. O rival rubro-negro, por sua vez, foi para a final e garantiu o título contra o Nova Iguaçu.