Início » Futebol » Campeonato Carioca » Descubra quais times participaram de mais finais do Campeonato Carioca

Descubra quais times participaram de mais finais do Campeonato Carioca

Publicado em:

Última atualização:

O Campeonato Carioca é um dos campeonatos estaduais mais tradicionais do futebol brasileiro. Batizado de “O estadual mais charmoso do Brasil”, a competição revelou grandes craques ao nível nacional, e até mesmo para a Seleção Brasileira. Entre os grandes, Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense. Já entre os clubes tradicionais, América-RJ, Bangu, Madureira e Volta Redonda fazem com que o torneio se torne atrativo desde sua fundação. Mas, afinal, quais são as equipes que chegaram mais vezes nas finais do Campeonato Carioca? A gente responde essa pergunta.

Quem ganhou mais finais do Campeonato Carioca, Flamengo ou Fluminense?

Disputado desde 1906, o Campeonato Carioca tem como o maior vencedor de sua história o Flamengo, que levantou a taça em 38 oportunidades. O rubro-negro também soma 35 vice-campeonatos, além de ter ficado em terceiro lugar por 17 vezes, e em quarto lugar em nove oportunidades.

Depois do Flamengo, o Fluminense aparece na lista como o segundo maior campeão da história do Campeonato Carioca. O tricolor levantou a taça em 33 oportunidades, além de ter sido vice-campeão em 25 oportunidades. Ainda assim, o clube ainda ficou na terceira colocação em 22 vezes, e no quarto lugar também em 22 vezes.

Em terceiro na lista aparece o Vasco da Gama, que levantou o caneco em 24 oportunidades ao longo de sua história. Ainda assim, o cruzmaltino ficou com 26 vice-campeonatos, permaneceu na terceira colocação em 16 vezes e terminou em quarto lugar em 18 vezes.

Por fim, o Botafogo fecha a lista dos maiores campeões entre os grandes do Rio de Janeiro, com 21 títulos conquistados. O alvinegro também ficou com o vice-campeonato em 21 oportunidades, foi terceiro lugar em 21 vezes e permaneceu em quarto lugar em 26 vezes.

Qual foi a final do Campeonato Carioca de 2024?

A final do Campeonato Carioca de 2024 foi disputada entre Flamengo e Nova Iguaçu. Enquanto o rubro-negro confirmou o favoritismo de chegar na finalíssima, o “Laranja da Baixada” surpreendeu com uma campanha quase perfeita, sendo a melhor da história entre os clubes de menor expressão do estado.

O Flamengo liderou a primeira fase da Taça Guanabara com 27 pontos, vencendo oito dos 11 jogos da fase de grupos e sofrendo apenas um gol. Nas semifinais, o clube despachou o rival Fluminense com duas vitórias e garantiu a vaga na final para enfrentar o Nova Iguaçu.

Com uma campanha surpreendente, o Nova Iguaçu contou com o talento de seu artilheiro Carlinhos para causar estrago nos clubes grandes. Depois de terminar a primeira fase com 24 pontos, na segunda colocação, a equipe da Baixada Fluminense surpreendeu ainda mais ao eliminar o Vasco na semifinal para garantir a vaga em sua primeira final estadual.

A final, no entanto, não foi equilibrada. O Flamengo mostrou sua força e venceu os dois jogos sem grandes dificuldades. Na partida de ida, o rubro-negro venceu por 3 a 0, com dois gols de Pedro e um gol contra do volante Ronald. Já pelo jogo de volta, a equipe da Gávea venceu por 1 a 0, com gol de Bruno Henrique, para confirmar o título.

Maiores finalistas da história do Carioca

Como o Campeonato Carioca mudou de formato por diversas vezes na sua história, nem sempre existiu uma final entre duas equipes da forma como todos conhecem. Em diversas edições, por exemplo, se definiu em um quadrangular final.

Por isso, decidimos usar o critério para pegar os times que chegaram mais vezes entre os quatro primeiros colocados. Confira:

  • Fluminense: 102 vezes em 119 participações
  • Flamengo: 98 vezes em 113 participações
  • Botafogo: 89 vezes em 118 participações
  • Vasco: 84 vezes em 103 participações
  • América: 36 vezes em 105 participações
  • Bangu: 32 vezes em 11 participações

Maiores campeões da história do Cariocão

  • Flamengo – 38 títulos
  • Fluminense – 33 títulos
  • Vasco da Gama – 24 títulos
  • Botafogo – 21 títulos
  • América-RJ – 7 títulos
  • Bangu – 2 títulos
  • São Cristóvão – 2 títulos
  • Paissandu – 1 título