Um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, o Botafogo revelou inúmeros craques para a Seleção Brasileira ao longo de sua história e proporcionou memórias lindas ao seu torcedor. Hoje, o alvinegro está na final da Copa Libertadores e lidera atualmente o Campeonato Brasileiro de 2024. No entanto, a tradição da Estrela Solitária do Botafogo começa no Campeonato Carioca.
Então vamos conhecer a história e a relação do alvinegro no estadual?
Quantos títulos tem o Botafogo no Campeonato Carioca?
A pergunta principal é: quantos títulos tem o Botafogo no Campeonato Carioca? A resposta é simples: o alvinegro conquistou o estadual em 21 oportunidades, sendo o quarto clube com mais títulos na história da competição. Na lista, ele fica atrás do Flamengo, com 38 conquistas; do Fluminense, com 33; e do Vasco, com 24.
Além disso, o Botafogo também soma oito títulos da Taça Guanabara, que serviu como a disputa do primeiro turno durante muito tempo e hoje representa a fase de grupos. De quebra, o alvinegro também conquistou em nove oportunidades a Taça Rio, que era válida pelo segundo turno e hoje é disputada entre os clubes que permanecem entre a quinta e a oitava colocação na fase de grupos.
Além dos dois tradicionais torneios, o Botafogo também conquistou dez troféus estaduais que receberam outras alcunhas em formatos anteriores.
Há quantos anos o Botafogo não ganha o Campeonato Carioca?
O último título conquistado pelo Botafogo no Campeonato Carioca foi em 2018, há seis anos. O Botafogo saiu da fila após cinco anos e se vingou contra o Vasco na final, que conquistou o bicampeonato consecutivo às custas do alvinegro em 2015 e 2016.
O primeiro jogo foi realizado no Estádio Nilton Santos e foi emocionante do início ao fim. O Botafogo saiu na frente do placar logo aos quatro minutos de jogo, com o meia Renatinho. O Vasco, no entanto, se recuperou pouco depois. Yago Pikachu marcou dois gols seguidos em dois minutos e virou o placar. Aos 30, ele aproveitou um cruzamento de Wagner e estufou as redes. Dois minutos depois, recebeu cruzamento da esquerda e escorou no canto para marcar.
O Botafogo seguiu lutando e chegou ao empate no fim do primeiro tempo. Após cruzamento de Luis Fernando, o atacante Brenner subiu entre a zaga vascaína e empatou o placar de cabeça. Parecia que o empate seria o placar da tarde de domingo, mas o Vasco mostrou sua força. Aos 48 do segundo tempo, a equipe bateu escanteio, Riascos resvalou no meio da área de cabeça e o argentino Andrés Rios acertou um belo voleio para garantir a vitória cruzmaltina.
O segundo jogo seria diferente. Em uma partida tensa, o Vasco decidiu recuar a equipe para manter a vantagem e pagou o preço. O Botafogo controlou boa parte das ações durante os 90 minutos, mas a recompensa chegou aos 50 do segundo tempo. O zagueiro Joel Carli recebeu a bola após um bate-rebate intenso na zaga e, sozinho, estufou as redes para levar a decisão para os pênaltis. Foi aí que o goleiro paraguaio Gatito Fernández brilhou e virou ídolo. O arqueiro defendeu duas cobranças adversárias e garantiu o título estadual para o Glorioso contra o rival.
Quem eliminou o Botafogo no Campeonato Carioca de 2024?
O Botafogo chegou ao Campeonato Carioca de 2024 de ressaca. Após o traumático desfecho do Campeonato Brasileiro 2023, o Glorioso liderou por boa parte do torneio, no entanto, acabou sendo ultrapassado pelo Palmeiras e ficou em quinto lugar. Longe do desempenho do ano anterior, o alvinegro não teve um bom estadual em 2024.
Entre todos os times grandes, no entanto, o Botafogo foi o que mais cedeu resultados em jogos contestáveis durante a campanha do Campeonato Carioca de 2024. Fora as três derrotas sofridas para Boavista, Flamengo e Vasco, o Glorioso também teve empates que fizeram falta na frente, sendo o 1 a 1 com a Portuguesa (RJ) e o 2 a 2 com o Nova Iguaçu.
Na soma da campanha, o Botafogo acabou ficando em quinto lugar na fase da Taça Guanabara e perdeu seu lugar na fase final, que contou com Flamengo, Nova Iguaçu, Vasco e Fluminense. Com isso, o alvinegro acabou disputando a Taça Rio com Boavista, Sampaio Corrêa e a Portuguesa, faturando o título pelo segundo ano consecutivo.