Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » Da “sombra” à consolidação: relembre a história do Athletico Paranaense no Brasileirão

Da “sombra” à consolidação: relembre a história do Athletico Paranaense no Brasileirão

Publicado em:

Última atualização:

O Athletico Paranaense tem sido um dos clubes de melhor desenvolvimento nos últimos anos de Campeonato Brasileiro. Por conta disso, se classificou para competições internacionais, tendo conquistado um título de Sul-Americana. Além disso, conseguiu ainda levar a Copa do Brasil recentemente. Confira, então, um retrospecto da equipe na competição.

História do Athletico Paranaense no Brasileirão

A história do Athletico Paranaense no Campeonato Brasileiro começou oficialmente em 1967. Na época, era realizado o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, competição que é considerada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) como precursora do torneio que conhecemos hoje.

Nas primeiras edições do Campeonato Brasileiro naqueles moldes, o Athletico Paranaense teve campanhas medianas e ruins. No início dos anos 1970, o clube disputou a recém-criada Série A, mas continuou enfrentando dificuldades ao se comparar com times do Eixo Rio-SP. Apesar disso, a equipe continuou evolouindo.

A década de 1980 representou um período importante para o Athletico Paranaense. Isso porque o clube começou a investir em estrutura e nas categorias de base, se tornando mais competitivo. Em 1983, o Furacão venceu o título do Campeonato Paranaense, garantindo uma vaga no Campeonato Brasileiro daquele ano.

Embora o Athletico Paranaense ainda não tivesse conquistado grandes títulos a nível nacional, o clube alcançou a segunda fase do Brasileirão em 1983, algo inédito até então. Esse período também foi marcado pela forte rivalidade desenvolvida contra o Coritiba, time mais famoso do Paraná.

Nos anos 1990, então, o Athletico Paranaense investiu de forma pesada e assertiva em infraestrutura e na gestão. O presidente Mario Celso Petraglia, que assumiu o clube em 1995, comandou a transformação para os moldes de empresa.

Título do Campeonato Brasileiro de 2001

Posteriormente, em 1996, o Athletico Paranaense conquistou o título da Série B do Campeonato Brasileiro, retornando à elite do futebol nacional. Depois de alguns anos na primeira divisão, o ano de 2001 marcou o auge do clube no cenário nacional com o título da Série A.

Nomes como Alex Mineiro, Kleberson, Adriano Gabiru e o goleiro Flávio foram fundamentais na campanha do título brasileiro do Athletico Paranaense. Vale observar que a equipe terminou a primeira fase do Brasileirão em segundo lugar, atrás do São Caetano. Nas fases seguintes, eliminou times já tradicionais como Fluminense e São Paulo.

Na final do Campeonato Brasileiro daquele ano, o Athletico Paranaense venceu por 4 a 2 o São Caetano. Na volta, o 1 a 0 se mostrou suficiente para a conquista do troféu. Como resultado, a conquista marcou a representatividade construída pelo futebol paranaense, que até então não era tão conhecido no cenário brasileiro.

A quase conquista do bicampeonato

Em 2004, o Athletico Paranaense chegou muito perto de conquistar o Campeonato Brasileiro pela segunda vez. Naquele ano, o clube novamente montou uma equipe forte, com destaque para o atacante Washington, artilheiro do torneio com 34 gols. No entanto, perdeu o título para o Santos na última rodada.

A partir de 2010, o Athletico Paranaense passou por um processo de reformulação, com a implementação do projeto CAPGigante, o qual visava transformar o clube em uma potência. Esse projeto também marcou a reestruturação das categorias de base e a criação de um centro de treinamento de ponta, o CAT do Caju.

Em 2013, então, o Athletico Paranaense teve uma campanha de destaque no Campeonato Brasileiro, terminando em terceiro lugar e garantindo vaga na Libertadores do ano seguinte. Nesse período, aconteceu também a inauguração da nova Arena da Baixada, em 2014, para a Copa do Mundo no Brasil.

Outros frutos a partir do Brasileirão

A chegada do ano de 2018 mudou a história do Athletico Paranaense não somente no Campeonato Brasileiro. Devido ao desempenho na edição anterior, o Athletico disputou e se sagrou campeão da Copa Sul-Americana, derrotando o Junior Barranquilla, da Colômbia, por 4 a 3 nos pênaltis na final.

Em 2019, o Athletico Paranaense conquistou mais um título de relevância: a Copa do Brasil. Na ocasião, derrotou o Internacional na decisão por 2 a 1.

Com a conquista, o clube garantiu vaga direta na fase de grupos da Libertadores e confirmou a força do projeto CAPGigante. Anos depois, em 2021, a equipe ficou com o vice-campeonato do principal mata-mata do Brasil, perdendo para o Atlético-MG.

Estatísticas gerais do Athletico Paranaense no Brasileirão

No total, o Athletico Paranaense disputou 1292 jogos no Campeonato Brasileiro desde sua estreia. Desse número, 489 foram vitórias, 345 foram empates e 458 foram derrotas. Além disso, a equipe marcou 1.673 gols e sofreu 1.563.

Separando por mando, o Athletico Paranaense acumula 647 jogos em casa, com 341 vitórias, 181 empates e 125 derrotas no Brasileirão. Fora de casa, então, esse número é de 645 partidas, 148 vitórias, 164 empates e 333 derrotas.

Atualmente, o Athletico Paranaense disputa a edição de 2024 do Campeonato Brasileiro. Contando apenas os últimos cinco jogos, a equipe tem três derrotas, um empate e uma vitória. Assim, a equipe ocupa a nona posição na classificação, com 29 pontos em 21 jogos. Desse número, oito foram vitórias, cinco empates e oito derrotas, além de ter anotado 25 gols e sofrido 24.