O Campeonato Brasileiro é o torneio de futebol mais importante do Brasil. As principais equipes do país participam da competição organizada anualmente pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), conhecida pelo equilíbrio e as disputas de qualidade. A lista de todos os campeões brasileiros desde 1971 reflete o que acontece dentro de campo. Saiba, então, qual time dispara com mais troféus.
Quem são todos os campeões brasileiros desde 1971?
Em 1971, o Atlético Mineiro venceu o Campeonato Brasileiro ao bater o São Paulo na final. Mas, antes de saber quem são os campeões do torneio de futebol, é preciso relembrar a história. Como se deu a criação da disputa? Quem esteve na primeira edição? Qual equipe tem mais taças expostas na prateleira?
Em 1937, o Torneio dos Campeões foi disputado entre seis clubes, com triunfo do Galo. Porém, o primeiro campeonato profissional de futebol em terras brasileiras surgiu em 1959, intitulado Taça Brasil. De acordo com o site GHZ, a CBD (Confederação Brasileira de Futebol) tomou a decisão de reunir as principais equipes em uma competição para que, dessa forma, o país tivesse seu representante na estreia da Libertadores, organizada pela Conmebol. Além disso, seria a oportunidade perfeita para dar ao Brasil o próprio campeonato.
Então, participavam da Taça Brasil os campeões estaduais e times de todos os lugares do país, separados em grupos por regiões. Daí, os vencedores jogavam a semifinal e a final pelo troféu. Em 1967, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa substituiu a competição em formato diferente. Daí, em 1971, nasceu o Campeonato Brasileiro, onde grupos dividiam os times, enquanto os melhores iam para as eliminatórias.
Com o passar dos anos, o torneio foi ganhando mais participantes. O mata-mata seguiu até 2002, quando o sistema de pontos corridos tomou conta oficialmente do Brasileirão, em 2003.
Se você chegou até aqui, é porque quer saber quem são todos os campeões brasileiros desde 1971. Sendo assim, acompanhe a lista e saiba como foi que o time levantou o caneco.
1971 – Atlético Mineiro
No total, 20 clubes disputaram o Campeonato Brasileiro em 1971.
São Paulo, Atlético Mineiro e Botafogo carimbaram o passaporte para o quadrangular final. Assim, com quatro pontos após duas vitórias, o Galo voltou para Belo Horizonte com a taça em mãos.
1972 – Palmeiras
Em 1972, foi a vez do Palmeiras ganhar o Campeonato Brasileiro de futebol. Separados em grupos, os 26 participantes se enfrentaram em pontos corridos, em turno único.
Na sequência, Palmeiras, Internacional, Botafogo e Corinthians lutaram na fase final. Então, o alviverde e o Glorioso venceram seus confrontos na semifinal e, mesmo com o empate sem gols na decisão, o Palmeiras consagrou-se campeão brasileiro por ter somado mais pontos.
1973 – Palmeiras
Pelo segundo ano consecutivo, o Palmeiras soltou o grito de campeão. Em 1973, o campeonato contou com 40 times das mais diferentes regiões do país. O total de 20 equipes avançaram para a segunda fase, enquanto Palmeiras, Internacional, São Paulo e Cruzeiro jogaram o quadrangular final.
Então, com cinco pontos adquiridos em duas vitórias e um empate, o alviverde assegurou a liderança na classificação e conquistou o título nacional.
1974 – Vasco
O cruzmaltino levantou a taça pela primeira vez em 1974. Cruzeiro, Vasco, Santos e Internacional protagonizaram o final do campeonato.
Vasco e Cruzeiro empataram em pontos, portanto o regulamento exigiu que os dois realizassem um confronto para o desempate. Na ocasião, o time carioca levou a melhor por 2 a 1, e ficou com o troféu.
1975 – Internacional
Em 1975, foi a vez do Internacional consagrar-se campeão brasileiro. Com 42 membros, o time gaúcho alcançou a etapa final junto ao Fluminense, Santa Cruz e Cruzeiro.
Dessa maneira, o Colorado superou o Fluminense e, na final, ganhou do Cruzeiro por 1 a 0, garantindo o título brasileiro.
1976 – Internacional
Pelo segundo ano seguido, o Internacional venceu o Campeonato Brasileiro. Em 1976, o Colorado se destacou e chegou até a etapa final com Fluminense, Corinthians e Atlético Mineiro.
O Inter ganhou do Atlético por 2 a 1, e, na decisão, superou o Corinthians por 2 a 0.
1977 – São Paulo
Em 1977, foi a vez do São Paulo ser eleito o campeão brasileiro. O tricolor teve bom desempenho para garantir a vaga na fase final do campeonato, ao lado de Londrina, Atlético Mineiro e Operário.
Então, na semifinal, o São Paulo venceu o Operário, enquanto na decisão bateu o Atlético Mineiro nos pênaltis.
1978 – Guarani
Em 1978, o Guarani conquistou a taça do Brasileirão pela primeira vez na história. O elenco paulista derrotou o Sport nas quartas de final, o Vasco na semifinal e o Palmeiras na final, com triunfo nos dois embates.
1979 – Internacional
O Internacional ganhou o Campeonato Brasileiro de 1979. Na semifinal, o Colorado derrotou o Palmeiras. Já na decisão, o Inter venceu o Vasco nos dois jogos. Sendo assim, o time aparece na lista de todos os campeões brasileiros desde 1971.
1980 – Flamengo
O Flamengo derrotou o Atlético Mineiro na final do Campeonato Brasileiro de 1980, conquistando assim o título nacional da temporada.
1981 – Grêmio
Em 1981, o Grêmio levantou o caneco do Brasileirão pela primeira vez na história ao derrotar o São Paulo na final.
1982 – Flamengo
Mais uma vez, o Flamengo consagrou-se campeão em 1982 ao superar o Grêmio na decisão. Com o empate em 1 a 1 após a soma dos dois resultados, o rubro-negro levou a melhor no desempate, 1 a 0, em Porto Alegre.
1983 – Flamengo
O terceiro título brasileiro do Flamengo veio em 1983, quando o time carioca derrotou o Santos na grande final do campeonato.
1984 – Fluminense
Em 1984, o Fluminense foi protagonista do Brasileirão. Em clima de clássico carioca, o tricolor passou por cima do Vasco na final.
1985 – Coritiba
O Coritiba alcançou seu primeiro título brasileiro em 1985. O time paranaense levantou a taça depois de vencer o Bangu na final nos pênaltis.
1986 – São Paulo
Em 1986, o São Paulo conquistou o bicampeonato brasileiro. Na decisão, o clube paulista venceu o Guarani nos pênaltis, após o empate na soma dos dois placares.
1987 – Sport
A edição de 1987 gerou muita polêmica. Entretanto, o Sport é considerado o vencedor.
1988 – Bahia
Em 1988, foi a vez do Bahia subir no lugar mais alto do pódio no Campeonato Brasileiro. O time de Salvador alcançou a etapa final e, na última partida, venceu o Internacional.
1989 – Vasco
O Vasco ganhou seu segundo título brasileiro em 1989. Então, com excelentes atuações, o time carioca chegou até a final contra o São Paulo e levou a melhor.
1990 – Corinthians
O Corinthians levantou a taça do Brasileirão pela primeira vez em 1990. Na ocasião, o alvinegro venceu o São Paulo na final do campeonato.
1991 – São Paulo
Em 1991, foi a vez do São Paulo dar a volta por cima e conquistar o título brasileiro depois de ser derrotado pelo Timão.
1992 – Flamengo
O Flamengo foi anunciado campeão brasileiro em 1992 após vencer o rival carioca Botafogo.
1993 – Palmeiras
O sétimo título brasileiro do Palmeiras saiu em 1993, quando o alviverde passou por cima do Vitória, por 3 a 0, no placar agregado. Com isso, o Verdão é um dos integrantes do ranking de todos os campeões brasileiros desde 1971.
1994 – Palmeiras
Novamente, o Verdão consagrou-se campeão brasileiro em 1994. Desta vez, a comemoração foi contra o Corinthians, em ritmo intenso de clássico nos dois embates.
1995 – Botafogo
O Botafogo do Rio de Janeiro alcançou seu segundo título em 1995. Dessa maneira, o elenco terminou em terceiro lugar na primeira fase, enquanto, na etapa final, derrotou o Cruzeiro e, na final, saiu vitorioso contra o Santos.
1996 – Grêmio
O segundo troféu brasileiro do Grêmio foi garantido em 1996. Dessa maneira, o time gaúcho chegou com prestígio, passando por cima da Portuguesa na final.
1997 – Vasco
O Vasco brilhou no Campeonato Brasileiro de 1997. Na final contra o Palmeiras, os dois não saíram do zero a zero, mas, como o time carioca somou mais pontos durante a temporada, ficou com o troféu.
1998 – Corinthians
O campeão brasileiro em 1998 foi o Corinthians. O alvinegro passou das quartas de final, semifinal e a final, contra o Cruzeiro, para levantar o caneco em dezembro daquele ano.
1999 – Corinthians
No ano seguinte, em 1999, o Corinthians também foi campeão nacional. Após a fase de pontos corridos, o Timão se classificou para a final e, na última etapa da competição, venceu o Atlético Mineiro. O Corinthians, então, integra a lista de todos os campeões brasileiros desde 1971.
2000 – Vasco
O título brasileiro foi para o Rio de Janeiro em 2000, com o Vasco da Gama. O time bateu o São Caetano na decisão e, consequentemente, ficou com a taça.
2001 – Athletico Paranaense
O campeão brasileiro em 2001 foi do estado do Paraná. O Athletico foi consagrado o vencedor após passar por cima do São Caetano nos dois jogos da final na temporada.
2002 – Santos
O Santos, time que revelou Pelé ao futebol, foi declarado campeão brasileiro em 2002 após derrotar o Corinthians na final. Assim, fecha a lista de todos os campeões brasileiros desde 1971, antes dos pontos corridos.
Era dos pontos corridos em 2003
A era dos pontos corridos surgiu em 2003 no Campeonato Brasileiro. Antes disso, o principal torneio de futebol do Brasil era disputado em duas etapas: pontos corridos na fase de grupos e o mata-mata na final. No entanto, a CBF seguiu o exemplo da Europa e adotou o modelo no país.
O sistema de pontos corridos é aquele em que todos os participantes jogam entre si em dois turnos, isto é, cada elenco tem a chance de enfrentar o oponente em casa e depois como visitante. Dessa maneira, cada vitória garante três pontos, o empate dá um para ambos e a derrota nenhum. Além disso, em 2006, a CBF decidiu que 20 equipes fariam parte da elite do futebol brasileiro.
O modelo foi bem aceito pelo público. Aliás, também trouxe o equilíbrio perfeito para a competição, sem a hegemonia de um só time.
Sendo assim, confira todos os campeões do Brasileirão em pontos corridos:
- 2003: Cruzeiro
- 2004: Santos
- 2005: Corinthians
- 2006: São Paulo
- 2007: São Paulo
- 2008: São Paulo
- 2009: Flamengo
- 2010: Fluminense
- 2011: Corinthians
- 2012: Fluminense
- 2013: Cruzeiro
- 2014: Cruzeiro
- 2015: Corinthians
- 2016: Palmeiras
- 2017: Corinthians
- 2018: Palmeiras
- 2019: Flamengo
- 2020: Flamengo
- 2021: Atlético
- 2022: Palmeiras
- 2023: Palmeiras