Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » Chances de rebaixamento: perspectivas para os times que lutam contra a série B

Chances de rebaixamento: perspectivas para os times que lutam contra a série B

Publicado em:

Última atualização:

O Brasileirão é um dos campeonatos nacionais mais emocionantes do mundo e isso não é à toa. Em todas as partes da tabela, sempre há brigas por posição ou jogos dramáticos, e nesta edição do torneio não é diferente. Analisando especificamente a briga dos times contra o rebaixamento para a Série B em 2024, vários estão na disputa para se salvar, incluindo equipes bem tradicionais do futebol brasileiro. Mas, afinal, quais delas têm maior probabilidade de cair?

Leia o texto a seguir para saber as respostas dessas perguntas. Vamos analisar o cenário na zona da degola e tentar olhar em perspectiva as reais chances de queda dos clubes através de um estudo do departamento de matemática da UFMG.

Times que estão na zona de rebaixamento do Brasileirão

Primeiramente, é preciso saber quais são as equipes que estão atualmente nas últimas quatro colocações na tabela. Com a 28ª rodada completada, temos:

  • Corinthians: 28 pontos em 28 partidas;
  • Fluminense: 27 pontos em 27 partidas;
  • Cuiabá: 23 pontos em 27 partidas;
  • Atlético Goianiense: 21 pontos em 28 partidas.

Qual o time com mais chance de rebaixamento para a Série B?

De acordo com o departamento, o time com mais chance de cair para a série B é o Atlético Goianiense, com 96,9% de probabilidade. Para aqueles que acompanham o futebol do Dragão, isso não é à toa, afinal, ele já sofreu 17 derrotas no campeonato inteiro e ganhou apenas cinco partidas.

Além disso, são 45 gols sofridos e apenas 22 marcados, somados a duas trocas de treinadores durante a temporada. Essa combinação faz com que seja obrigatório a equipe se sair bem contra aqueles que estão no topo da tabela, algo que é bem improvável de acontecer nesse momento.

O caso do Cuiabá

Outra briga contra o rebaixamento para a série B em 2024 é a do Cuiabá. As chances de queda são de 85,1% e, embora sejam menores que as do Atlético, ainda assim são bem altas. Além disso, o elenco do time é inferior à maioria dos seus outros competidores e segundo o Transfermarkt, inclusive, é a quinta equipe menos valiosa do torneio.

Com um jogo a menos no torneio, o Dourado precisa desesperadamente vencer para voltar a brigar com o Timão e o Flu nas últimas rodadas.

O Vitória ainda pode cair?

Embora não esteja no Z4, outro time com chances muito altas de cair é o Vitória. O time baiano tem uma campanha idêntica a do Corinthians, com 28 pontos em 28 jogos, no entanto, tem duas vitórias a mais que o time paulista e por isso está na frente.

No entanto, de acordo com a UFMG, a probabilidade de queda é de 51,3%, um pouco maior do que a do Tricolor Carioca, já que os baianos possuem um confronto a mais.

As chances do Corinthians e do Fluminense

Por fim, é preciso falar dos dois grandes que estão em uma posição bem delicada. Ainda segundo o estudo, o Corinthians tem 53,2% de chances de cair, e o Fluminense, 51,2%.

No caso, o Timão tem uma tarefa mais dura, porque já chegou aos 28 jogos e vários clubes à sua frente têm o mesmo número de partidas. Ou seja, é provável que a equipe paulista dependa de resultados ao final do torneio para se salvar. Lembrando que, nas partidas já feitas, o alvinegro marcou apenas 27 gols e sofreu 36, o quinto pior saldo do campeonato.

Já o Tricolor Carioca, embora também tenha acumulado desempenhos bem abaixo, tem um jogo a menos e, na teoria, possui mais chances de escapar. No entanto, a performance do clube nas últimas partidas preocupa bastante. São três derrotas seguidas, sendo duas delas para Juventude e Atlético Goianiense.

A extensão da briga contra o rebaixamento para a Série B

A briga dos times contra o rebaixamento para a Série B em 2024, na teoria, se estende até o Cruzeiro, que tem míseros 0,002% de chance. No entanto, ela é maior ou igual a 10% em apenas três clubes:

  • Criciúma: 18,3%;
  • Juventude: 14,3%;
  • Athletico Paranaense: 10%.