O Campeonato Brasileiro em 2024 segue a todo o vapor. A briga pela liderança está mais acirrada do que nunca, com certo favoritismo para Botafogo, Fortaleza e Flamengo no topo da classificação, enquanto Corinthians e Fluminense tentam escapar da zona de rebaixamento. Com 22 rodadas já realizadas, confira a tabela do Brasileirão Série A atualizada e as estatísticas da temporada.
Como está a tabela do Brasileirão Série A?
Após 23 rodadas, a tabela do Brasileirão Série A indica que o Botafogo é o atual líder, com 46 pontos conquistados em 14 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. O Fortaleza aparece em segundo lugar, seguido do Flamengo.
Na parte de baixo, Corinthians e Fluminense tentam escapar da degola. Nesta temporada, o desempenho de ambos os clubes está bem abaixo do esperado. Por outro lado, o Atlético Goianiense vive uma situação dramática na lanterna, com apenas 15 pontos.
Os quatro primeiros avançam para a fase de grupos da Libertadores, enquanto o quinto e sexto disputarão a Pré-Libertadores. Do sétimo ao 12º lugar, garantem vaga na Copa Sul-Americana.
É importante ressaltar que a bola ainda está rolando no campeonato, portanto a classificação pode ser atualizada a qualquer momento. Então, confira a tabela do Brasileirão Série A.
- Botafogo – 46 pontos
- Fortaleza – 45 pontos
- Flamengo – 41 pontos
- Palmeiras – 41 pontos
- Bahia – 38 pontos
- São Paulo – 38 pontos
- Cruzeiro – 37 pontos
- Athletico-MG – 30 pontos
- Atlético-PR – 29 pontos
- Vasco – 28 pontos
- Juventude – 28 pontos
- RB Bragantino – 27 pontos
- Internacional – 25 pontos
- Criciúma – 25 pontos
- Grêmio – 24 pontos
- Vitória – 22 pontos
- Corinthians – 22 pontos
- Fluminense – 21 pontos
- Cuiabá – 18 pontos
- Atlético-GO – 15 pontos
Favoritos ao título
Neste momento, três equipes são candidatas ao título brasileiro: Botafogo, Fortaleza e Flamengo. As três ocupam a parte de cima da classificação e podem, ao fim do ano, levantar o caneco ao lado da sua torcida.
O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) elabora um levantamento sobre as probabilidades do campeonato, isto é, quem pode ser o campeão, quais equipes vão para a Libertadores e quais estão ameaçadas de rebaixamento.
Com 36.3% de probabilidade, o Botafogo é o favorito ao troféu, de acordo com o estudo da UFMG. O Fortaleza aparece em segundo lugar, com 28.3%, enquanto o Rubro-Negro é o terceiro, com 15.9%.
Cruzeiro, com 6.7%, e São Paulo, 6.2%, correm por fora. O Palmeiras, atual campeão, possui apenas 4.2% de chances de soltar o grito da vitória devido ao atual momento de instabilidade. Enquanto isso, o Bahia tem 1.1%.
Quais equipes lutam contra o rebaixamento na tabela do Brasileirão Série A?
Ao mesmo tempo que equipes celebram o bom período, outras lamentam estar na zona de rebaixamento. Em 2024, Corinthians e Fluminense correm o sério risco de caírem para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Esta, inclusive, não seria a primeira vez de ambos na Série B.
Por outro lado, a situação do Atlético Goianiense, que ocupa a lanterna, é a mais preocupante. Segundo o levantamento da UFMG, a probabilidade de o esquadrão ser rebaixado é de 98.2%, isto é, se o torneio terminasse hoje, o clube perderia o lugar na elite.
Acompanhe, a seguir, as estatísticas sobre quem pode ser rebaixado:
- Atlético GO – 98,2%
- Cuiabá – 66,7%
- Corinthians – 59,2%
- Vitória – 48,5%
- Fluminense – 48,1%
- Criciúma – 15,4%
- Grêmio – 15,1%
- Internacional – 14,7%
- Juventude – 13,8%
- Vasco – 9,1%
- RB Bragantino – 5,0%
- Athletico PR – 3,7%
- Atlético MG – 2,2%
- Bahia – 0,35%
Quantas rodadas faltam para terminar o Campeonato Brasileiro?
Com 23 rodadas já realizadas, faltam apenas 15 para acabar o Campeonato Brasileiro da Série A em 2024.
O Brasileirão é disputado no sistema de pontos corridos por 20 equipes de futebol em 38 rodadas, divididas em turno e returno. O time que marcar mais pontos assegura a primeira posição e, consequentemente, o título nacional. Vagas para a Libertadores e Copa Sul-Americana também são distribuídas.
Enquanto isso, na parte de baixo, os quatro últimos são rebaixados para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Em 2024, a última rodada está agendada para 8 de dezembro.