Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » São Paulo já foi rebaixado? Entenda questão no clube

São Paulo já foi rebaixado? Entenda questão no clube

Publicado em:

Última atualização:

Clube com maior número de títulos mundiais no Brasil, o Tricolor tem uma das torcidas orgulhosas de dizer que seu clube nunca caiu. Mas, na verdade, o São Paulo já foi rebaixado?

A principal questão abordada pelos rivais é a do polêmico Campeonato Paulista de 1990. No Campeonato Brasileiro, foi na temporada de 2021, quando se livrou do risco de rebaixamento apenas na penúltima rodada. No fim, a equipe terminou o torneio com apenas 48 pontos conquistados.

São Paulo foi rebaixado em 1990?

Apenas 274 pessoas viram a grande polêmica na equipe da Barra Funda no Morumbi, em 20 de junho de 1990. O São Paulo enfrentou o Noroeste no mesmo dia que o Brasil encarou a Escócia pela primeira fase da Copa do Mundo da Itália.

Aquela era a última chance do time comandado por Pablo Forlán se manter na disputa pelo título do Campeonato Paulista. No fim, a goleada por 6 a 1 não serviu para nada, porque o Botafogo de Ribeirão Preto empatou com a Inter de Limeira e ficou com a vaga.

No dia seguinte, alguns jornais noticiaram que a equipe havia apenas sido eliminada. Entretanto, foi publicado por outros veículos que, além disso, o Tricolor ainda tinha sido rebaixado para a segunda divisão estadual.

A grande questão é que o regulamento diz que o Tricolor não caiu. Por outro lado, é possível ter outra interpretação, por isso as discussões não acabam. É válido lembrar que até este século as competições nacionais tinham regras bastante confusas e que variavam com frequência.

Regulamento do Paulistão de 1990

Naquela temporada, 24 times disputaram o Paulistão, divididos em dois grupos de acordo com a classificação do ano anterior, e enfrentaram os rivais dos outros agrupamentos. Posteriormente, na segunda fase, jogaram contra os adversários do mesmo grupo.

Os três melhores de cada grupo se classificavam somando os pontos das duas fases, mais as seis equipes que tiveram o maior número de pontos na classificação geral. Com seus 23 pontos, o São Paulo não conseguiu a classificação.

A terceira fase da competição foi uma repescagem com todos os 12 times que se classificaram. Sendo assim, a organização dividiu os clubes em mais dois grupos de seis que se enfrentaram em turno e returno. Posteriormente, o primeiro de cada grupo iria à quarta fase.

São Paulo caiu ou não caiu?

Em 2021, o perfil oficial da Federação Paulista de Futebol (FPF) reiterou em publicação no Instagram que o São Paulo não caiu. Além disso, o Tribunal de Justiça Desportiva também compartilhou da mesma posição.

Como exemplo, podemos citar as campanhas do Corinthians em 2014 e do Santos nas últimas temporadas, nas quais ambos decepcionaram e não avançaram para a fase final.

Mudança política deu origem à polêmica

Em 2020, o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, teve acesso a documentos da época. Em 1988, Eduardo José Farah assumiu a presidência da FPF com o intuito de diminuir um campeonato “inchado”.

Entretanto, se falasse no início de seu mandato que iria rebaixar quatro clubes, iria perder votos na campanha para reeleição. Em vez disso, ele ampliou de 20 times para 22 em 1989, e 24 em 1990. No regulamento do torneio, era explícito que não haveria descenso.

Farah deixava claro no início de 1990 que haveria cruzamento de grupos no ano seguinte. Posteriormente, em 1992, o regulamento segue o mesmo. Em 1993, o torneio ainda cresceu e teve 30 times, com um grupo de 16 e outro de 14 participantes, de novo com cruzamento entre os módulos. Apenas em 94 a FPF separou as equipes em dois grupos, criando a Série A1.

Uma das grandes confusões sobre o tema se dá pela diferença de publicações entre A Folha de S. Paulo, que publicou que houve rebaixamento. Por outro lado, O Estado de S. Paulo disse que o São Paulo não se classificou.

São Paulo é o único clube paulista sem rebaixamento

Até a temporada de 2023, o Santos e o São Paulo mantinham a alcunha de nunca terem sido rebaixados no estado paulista. Entretanto, a campanha do Peixe no último ano de gestão de Andrés Rueda permitiu que o Tricolor reinasse sozinho.

O Alvinegro foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro após somar 43 pontos nas 38 rodadas, ficando um ponto atrás do Bahia. A última rodada oficializou a queda na derrota do Santos para o Fortaleza em plena Vila Belmiro.

Anteriormente, o Corinthians foi o segundo clube paulista a cair. Em 2007, o Timão lutou até a última rodada e chegou à Porto Alegre com chances de se salvar. Entretanto, o empate em 0 a 0 não permitiu que a equipe continuasse na elite do futebol nacional.

Antes disso tudo, em 2002, o Palmeiras foi o primeiro time a ser rebaixado, mesmo com o elenco que contava com o campeão mundial Marcos. Naquele ano, o Verdão somou 27 pontos. Dez anos depois, a equipe alviverde enfrentou o rebaixamento no ano em que conquistou a Copa do Brasil.