Após uma temporada difícil em 2023 que acabou colocando o Santos na Série B, o time planeja retornar à Série A no próximo ano. Por meio de estratégias de recuperação que o coloque em evidência, além de reformular a equipe, o clube começou um trabalho árduo que está apenas no início.
Ao longo de 111 anos de história, essa é a primeira vez que a equipe cai para a segunda divisão. Fato que marcou o ano de 2023 como um dos mais difíceis para o Santos. Embora seja um time grande e tradicional, o retorno para a Série A pode ser complicado.
Isso porque, apesar do Alvinegro Praiano ser o favoritos ao título do Campeonato Brasileiro da Série B, seus adversários da segunda divisão estão vindo fortes, criando um cenário competitivo e desafiador.
Quais são as estratégias de recuperação do Santos na Série B?
Mesmo com o Santos na Série B, o presidente do time, Marcelo Teixeira, vem traçando estratégias de recuperação equivalentes à “Série A” para alavancar a equipe. São táticas que envolvem a valorização e a exposição do time.
“Iremos mostrar que o Santos terá audiência, a camisa e uma equipe competitiva. Ele será o maior atrativo da Série B. Queremos entender o critério que faz essa distribuição, mas o Santos se posicionará por um valor justo e correto. Não pela temporada de 2024, mas por tudo que já fez.”
Afirmou o presidente do clube em uma coletiva de imprensa no final do ano passado. Uma evidência disso, por exemplo, foi o contrato que o time fechou com a Globo, no qual a emissora terá exclusividade na transmissão dos jogos em que o Peixe for mandante.
A reformulação da equipe do Alvinegro Praiano
Diferente das estratégias que os times de tradição tomam quando são rebaixados para a segunda divisão, o Santos na Série B inovou e investiu em jogadores ainda mais experientes para compor o seu elenco. Dessa forma, as disputas da Série B podem ficar mais fáceis para o time.
Foi feita uma grande reformulação na equipe, somando até o momento, 15 contratações. Essa mudança já refletiu no resultado do Paulistão 2024, já que o clube conquistou o vice-campeonato, jogando com um time maduro e em sintonia com o técnico Carille.
Entre os jogadores contratados para o Santos na Série B até o momento estão:
- Giuliano: meio-campista
- Aderlan: lateral-direito
- Jorge: lateral-esquerdo
- Gil: zagueiro
- Willian Bigode: atacante
- Otero: meia
- João Schmidt: volante
- Hayner: lateral-direito
- Marcelinho: atacante
- Diego Pituca: meio-campista
- Guilherme: atacante
- Juan Cazares: meia-atacante
Essas mudanças causaram um grande impacto na equipe. Porém, as novas estratégias para tirar o Santos da Série B não param por aí.
Lembrando que essas novas contratações devem ser reforços pontuais. Ou seja, jogadores que serão peças chave para fortalecer o elenco atual, já que com o desempenho do time no Paulistão, dá para entender que há uma base bem estabelecida para devolver à elite do futebol um time gigante como o Santos na Série B.