Conhecido por ser uma vitrine de ídolos do futebol, o Santos sempre revelou grandes jogadores em suas categorias de base e, apesar de ter sido rebaixado para a Série B, o clube do litoral paulista mantém sua receita “caseira” para voltar à elite do futebol brasileiro. Assim, as revelações do Santos em 2024 têm feito a alegria da torcida.
Escolhidos a dedo pelo técnico Fábio Carille, os novos jogadores têm sido de fundamental importância para a estratégia santista de unir atletas experientes a novatos talentosos. E a jogada tem dado certo: o time da Vila Belmiro está em primeiro lugar na Série B do Brasileirão.
Alguns destes novos talentos já conquistaram seu lugar na equipe titular do Peixe. Outros continuam buscando uma oportunidade de integrar o elenco principal do alvinegro, mas já demonstram todo o seu talento em campo.
Conheça a seguir as principais revelações das categorias de base do Santos nesta temporada:
Os novos ídolos da torcida
Entre os jogadores oriundos das categorias de base do Peixe, três já fazem parte do plantel oficial do Santos. São eles o zagueiro Jair Cunha, o lateral-direito JP Chermont e o atacante Weslley.
Jair Cunha
O canhoto, natural de Orlândia, tem apenas 19 anos e treina no Santos desde criança. Jair começou na escolinha do clube e em seguida subiu para as equipes de base. Apesar de ter passado pelo elenco principal em 2022 e 2023, foi somente agora em 2024 que ele se firmou como jogador sênior, e tem feito bonito em campo.
João Pedro Chermont
Com apenas 18 anos, JP Chermont defende a camisa 44 e foi titular em 14 dos 18 jogos que disputou pelo Santos na Série B do Campeonato Brasileiro. Ele já marcou um gol pelo clube e prestou outras três assistências em campo, além de ter uma taxa de 77% de passes certos.
Weslley Patati
Outro novato que também vem se destacando na canhotinha é Weslley, o camisa 42 de 20 anos. Com dois gols marcados, o atacante tem acertado cerca de 75% dos passes em campo e joga na Vila desde 2020, quando passou a integrar a equipe sub-17.
Revelações da base do Santos em 2024 para ficar de olho
Além dos três jogadores citados acima, outros nomes estão na equipe, vindos da base para o profissional. O lateral-esquerdo Souza, o meio-campista Miguelito e os atacantes Enzo Monteiro e Mateus Xavier, por exemplo, vêm ganhando cada vez mais espaço dentro de campo. Eles já tiveram boas oportunidades de mostrar seu potencial ao longo dessa série B e seguem ganhando mais força como opção para Carille.
Por fim, os goleiros Gustavo Jundi e João Pedro, o zagueiro Samuel e os meio-campistas Hyan, Bernardo e Gabriel Bontempo ainda não tiveram a oportunidade de mostrar seu futebol em campo, mas estão ganhando mais e mais espaço nos treinos. Logo, também devem conquistar a confiança do técnico para, enfim, fazerem sua estreia no futebol profissional.
É bom ficar de olho nesses nomes, que têm muito a prometer não apenas para a torcida do Santos, mas também para o futebol brasileiro.