A CBF se pronunciou anunciando que o retorno do Brasileirão acontecerá com a disputa da sétima rodada a partir do dia 1º de junho. Após a suspensão do campeonato devido às enchentes causadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, o Brasileirão retornará à atividade.
Muitos dos entusiastas do esporte e fãs do campeonato ficaram preocupados com a suspensão dos jogos. Contudo, o retorno do Brasileirão já foi marcado e as medidas necessárias para manter a justiça entre os times já foram tomadas.
Quer descobrir as datas do retorno do Brasileirão e ficar por dentro das novidades do campeonato brasileiro? Então continue a leitura deste conteúdo até o final e confira!
Brasileirão
O Brasileirão é um torneio futebolístico que acontece todo ano que reúne os principais clubes do Brasil. Assim, por meio deste torneio que são indicados os representantes brasileiros para a Copa da Libertadores e a Copa do Brasil. O campeão do Campeonato também garante a sua vaga na Supercopa do Brasil no ano seguinte.
O Campeonato Brasileiro, também conhecido como Brasileirão, é uma das competições mais emocionantes do país, na qual os maiores clubes de futebol disputam o título nacional. Dessa forma, os embates mais aguardados ocorrem entre os grandes rivais do futebol brasileiro. Assim, por exemplo, Flamengo e Corinthians, Palmeiras e São Paulo, e Grêmio e Internacional.
Esses confrontos são intensos e carregados de rivalidade, não apenas por causa da busca pelo título, mas também pela história e tradição dos clubes envolvidos. Cada partida é uma batalha em campo, onde os jogadores dão o seu melhor para representar suas cores e conquistar a vitória.
No Brasileirão, os times enfrentam uns aos outros em uma série de jogos ao longo de vários meses. Cada vitória, empate ou derrota tem um impacto significativo na classificação geral. Dessa forma, os pontos acumulados ao longo da temporada determinam o campeão e os rebaixados para a série B.
Além dos embates entre os grandes clubes, o Brasileirão promove confrontos emocionantes entre times de diferentes regiões do país. Dessa forma, agregando ainda mais emoção e competitividade à competição.
Em suma, o Brasileirão é uma verdadeira festa do futebol, em que os maiores embates não apenas entretêm os torcedores, mas também fazem parte da rica história do esporte no Brasil.
Motivo da suspensão
No mês de maio, a CBF (Comissão Brasileira de Futebol) anunciou que o campeonato nacional seria paralisado devido às chuvas no Rio Grande do Sul e seria retomado nos dias primeiro e dois de junho. Na nota publicada pela entidade, justificou a necessidade do remanejamento devido ao ocorrido.
Os jogos dos times gaúchos, como Grêmio, Juventude e Internacional, que não ocorreram, serão remarcados no retorno do Brasileirão. A entidade reitera que serão remanejados para datas futuros conforme o calendário do torneio. Dessa forma, é certo que os times gaúchos não irão jogar em casa devido à catástrofe.
Retorno do Brasileirão
O torneio será retomado a partir da sétima rodada, disputada no início do mês de junho. Já as disputas para a oitava rodada serão realizadas a partir do dia 12 de junho.
A CBF suspendeu o torneio em razão de receber um pedido de 15 dos 20 times que participam do torneio, além da Federação Gaúcha de Futebol, solicitando a suspensão temporária do torneio. Os times foram: Atlético Goianiense, Atlético Mineiro, Athletico Paranaense, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Bahia, Juventude, Vitória, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Botafogo e Vasco da Gama.
Entretanto, cinco clubes foram contra a paralisação do Brasileirão: Flamengo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Bragantino. Sendo assim, na sétima rodada que acontecerá no dia 1º de junho, dois times sulistas já entrarão em disputa: o Grêmio e Juventude no retorno do Brasileirão.
Da tríade gaúcha, o Grêmio será o primeiro a entrar em campo já no dia primeiro de junho. Dessa forma, enfrentará o Red Bull Bragantino no estádio Couto Pereira em Curitiba.
Em seguida, o Internacional visita o Cuiabá no Arena Pantanal. No mesmo horário, o Juventude, outro time gaúcho, enfrentará o Fluminense no Maracanã no retorno do Brasileirão.
Datas no retorno do Brasileirão
Com o imprevisto ocorrido, a CBF relata que não haverá atraso no encerramento do torneio. Dessa forma, usará algumas datas da FIFA para o adiantamento das partidas a fim de colocar os jogos em dia no retorno do Brasileirão.
Nesse novo formato, parte dos clubes perderam algum dos seus jogadores e estarão, de certa forma, desfalcados para o principal título do país. Contudo, essa média é necessária devido aos fatos ocorridos. De qualquer forma, o retorno do Brasileirão já está próximo para igualar os números.
O importante é que boa parte dos times tiverem empatia pela região afetada. Assim, entendem que nem tudo é só um jogo. Desse modo, seguiremos com o campeonato no retorno do Brasileirão, com esse esporte que traz alegria para boa parte dos brasileiros.