Cair para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro é o pesadelo de todo time de futebol do país. O clube não só fica longe da elite, mas sofre com o retrocesso dentro e fora de campo. Em 2024, o Vitória tem lutado incansavelmente para afastar o fantasma da Série B do caminho. É certo dizer que o elenco depende das próprias forças para sair da zona de rebaixamento. Confira, então, a avaliação sobre os resultados do EC Vitória e as probabilidades do plantel em fugir da degola.
O Brasileirão adotou o sistema de pontos corridos em 2003. Desde então, os quatro últimos colocados são rebaixados para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Análise dos resultados do EC Vitória em 2024
O Leão da Barra começou 2024 com o pé direito. Após seis anos na fila, o time finalmente conquistou o Campeonato Baiano e, para melhorar o cenário, em cima do rival Bahia, na Arena Fonte Nova. O torcedor comemorou, mas rapidamente voltou as atenções para os desafios seguintes no ano.
Os resultados do EC Vitória na temporada, entretanto, não são os melhores. O elenco baiano frustrou a torcida ao se despedir cedo demais na Copa do Brasil, em derrota para o Botafogo, na terceira fase. Entretanto, a real preocupação é o Brasileiro. Isso porque o time trava uma incessante batalha contra a zona de rebaixamento.
Vamos analisar a campanha do Vitória no primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2024. Com uma atuação irregular, o grupo terminou na 18ª posição, com quatro vitórias, três empates e 12 derrotas em 19 partidas. De certa forma, o Leão oscilou entre a degola e o meio da tabela durante toda a jornada. Conseguiu escapar na décima rodada, mas voltou na 11ª.
No returno, o máximo que o clube ficou fora da zona de rebaixamento foi por três rodadas. Aliás, o esquadrão teve certa melhora no futebol, conquistando vitórias contra gigantes, como o Palmeiras, e pontuando contra adversários “fáceis”.
Como driblar o rebaixamento?
O Vitória é candidato ao rebaixamento no Campeonato Brasileiro em 2024. O clube tem chances reais de voltar à segunda divisão caso não consiga chutar a pressão para longe. Se a queda se concretizar, será considerada um fiasco, principalmente porque o time retornaria para a Série B em menos de um ano após conquistar o acesso, o que possivelmente geraria uma crise.
É possível fugir do rebaixamento? Sim. Para isso, o Leão de Salvador terá que vencer todos os jogos ou pontuar pelo menos o empate até o fim do ano. Aliás, também é importante torcer por tropeços de Cuiabá, Corinthians, Fluminense e Criciúma. Essas são as equipes que, assim como o Vitória, também buscam afastar o fantasma da Série B.
Se o Leão chegar aos 40 pontos, pode respirar aliviado. Mas lembre-se: não há uma pontuação exata para evitar a queda.
O futebol do clube baiano justifica a presença na zona de rebaixamento. É um elenco sem brilho, que não consegue levar perigo ofensivamente e que, muitas vezes, falha na defesa. Há o padrão em que o time vai mal no primeiro tempo, mas consegue se reerguer no segundo. Atuar assim tem custado pontos no Brasileirão.
O Vitória só tem o Campeonato Brasileiro para se preocupar. Essa é uma vantagem com relação aos demais, que disputam até três torneios ao mesmo tempo. Por isso, o time tem que traçar uma estratégia, escalar as melhores peças e sair de campo com os três pontos.
Uma fraqueza a ser driblada, entretanto, é a ausência de atletas importantes. Com o calendário apertado e o aumento em lesões, o técnico Thiago Carpini precisa encontrar substitutos na escalação para que, dessa forma, o grupo não fique abaixo no rendimento.