Muitos Gre-Nais foram disputados ao longo da história, no clássico que tem Inter e Grêmio como protagonistas. Esse é um dos principais duelos do futebol nacional. Isso porque é disputado pelos maiores clubes do Rio Grande do Sul, um dos esportes mais tradicionais no esporte. As duas equipes têm suas salas de troféus recheadas de conquistas. Por isso, quando elas se enfrentam, é certeza que teremos um grande jogo.
Em rivalidades assim, quando a vitória é muito mais do que um placar ou um título, quando a derrota do adversário trás um sentimento de grandeza e missão cumprida, até mesmo de superioridade, nascem os confrontos mais intensos da história.
Quantas vitórias em Gre-Nais o Grêmio tem sobre o Inter?
Foram 441 jogos disputados ao longo dos 115 anos de rivalidade. Ne,ste tempo o Grêmio levou a melhor em 141 vezes, começando com o primeiro clássico em 1909, em uma goleada de 10 a 0 para o tricolor gaúcho. Ao todo foram 23 goleadas para o Grêmio em Gre-Nais, contra 25 do Inter. Abaixo, você vai ver alguns dos clássicos mais marcantes para o torcedor do tricolor.
Grenal do centenário
Dizem que um Grenal de Brasileirão é ainda mais intenso. Será? Era 2009 e o clássico completava 100 anos, com 40 mil torcedores lotando o Estádio Olímpico para assistir o confronto. O Grêmio levou a melhor em um jogo emocionante.
Depois de um empate no primeiro tempo, o argentino Máxi López marcou o gol da vitória em uma cobrança de falta. Dessa forma, o Grêmio comemorou o centenário do clássico com um placar de 2 a 1.
Grenal do técnico novo
Em 2015, pensando em táticas estratégicas para vencer o clássico, o presidente Vitorio Piffero decidiu há três dias do confronto com o tricolor trocar de técnico. Odair Hellmann foi escalado para esta missão, a frente de um Inter recém-eliminado da Libertadores.
Porém, logo no primeiro tempo a decisão provou não ter sido a melhor. Com autoria de Douglas, o Internacional começa perdendo um pênalti e abrindo espaço para o adversário avançar. Ali o clássico foi marcado por uma goleada de 5 a 0, rendendo um passe livre do Grêmio para o G-4 e para a Libertadores do ano seguinte.
Quantas vitórias em Gre-nais tem o Intersobre o Grêmio?
O Internacional tem 162 vitórias em Gre-nais durante os 100 anos do confronto, superando o adversário. Entre os jogos desta disputa, muitos marcaram a história do clube e também desta rivalidade.
Grenal do século
Copa União de 1988, Estádio Beira-Rio e um jejum de doze clássicos sem vitória para o Internacional. Esse era o cenário que o clube tinha que superar. Porém, nesse dia um empate bastava para os colorados, enquanto o tricolor precisava da vitória.
Logo no primeiro tempo um combo dificultou para o Inter: o Grêmio marcou um gol, com uma jogada do atacante Marcus Vinicius e o lateral Casemiro foi expulso. Restava ao técnico Abel Braga adotar uma nova tática para assumir o controle do jogo. E assim ele fez.
Em um segundo tempo mais otimista, com alterações no time, o Internacional conquistou uma virada marcante, balançando a rede duas vezes com a dupla Maurício e Nilson. Dessa forma, o Inter se classificou para a final.
O Grenal do Fabiano
No Campeonato Brasileiro de 1997, o jogador que marcou história no clássico entre os clubes gaúchos foi o atacante Fabiano, figura central deste confronto, relembrado até os dias de hoje. Em uma goleada que não acontecia a 30 anos, Fabiano levou a defesa gremista abaixo, marcando dois gols e dando assistência para um terceiro. Dessa forma, o Colorado terminou o jogo com um bom 5 a 2.
Clássico internacional
Em jogo válido pela Copa Sul-Americana de 2004, Inter e Grêmio tiveram uma grande disputa. De um lado um tricolor desestabilizado com o terceiro treinador da temporada; do outro, um Inter mais organizado pelas mãos do então técnico Muricy Ramalho.
O Colorado avançou sobre o Grêmio sem muita dificuldade logo no início, marcando o primeiro gol aos 32 minutos do primeiro tempo, com jogada do atacante Fernandão.
No segundo tempo a marcação ainda estava forte em cima do tricolor, deixando espaço para um segundo gol. O lateral-esquerdp Chiquinho abriu espaço e confirmou a vitória do Inter aos 41 minutos do segundo tempo. Coincidência ou não, Internacional levava a melhor no dia do aniversário do Grêmio.