Um dos clubes com mais glórias internacionais, o Tricolor não tem tantos troféus do Campeonato Brasileiro. Apesar disso, empilhou conquistas sul-americanas. Mas, afinal, quantos Brasileirões o Grêmio tem? Continue a leitura para saber mais!
História do Grêmio
A história do Grêmio é muito poética no cenário nacional. A equipe porto-alegrense nasceu de uma bola de futebol. A trajetória dos gaúchos começou com paulista Cândido Dias da Silva.
Inicialmente, no começo do século XX, o time de futebol Sport Clube Rio Grande surgiu no estado. Na época, ingleses e alemães haviam sido convidados para uma exibição no município.
Em 7 de setembro de 1903, o campo de várzea ficou rodeado de moradores curiosos. Foi então que Cândido, com a bola, focou sua atenção. Em determinado momento, a pelota do jogo esvaziou-se e o paulista emprestou outra para que a demonstração continuasse.
Posteriormente, em troca, ele obteve dos atletas as primeiras lições sobre o esporte e ficou sabendo o que fazer para fundar uma equipe. Sendo assim, em 15 de setembro de 1903, 32 homens se reuniram no Salão Grau, restaurante de um hotel da Rua 15 de Novembro, atual rua José Montaury, localizado onde estão agora os fundos da Galeria Chave.
Quantos Brasileirões o Grêmio tem?
Apesar de ser um dos maiores campeões da Libertadores no Brasil, o Grêmio tem apenas duas conquistas do Brasileirão e não vence a competição há muito tempo. O último título erguido pelos gaúchos foi em 1996.
Título do Brasileirão do Grêmio de 1981
Em um regulamento totalmente diferente do atual, o Grêmio ficou na quarta posição do grupo B na primeira fase do Campeonato Brasileiro. Ao todo, somou dez pontos em nove jogos, com quatro vitórias, dois empates e três derrotas.
Posteriormente, na segunda fase, se classificou com o São Paulo no grupo E, eliminando Inter de Limeira e Fortaleza. Desta maneira, os gaúchos se classificaram para as oitavas de final, nas quais encararam o Vitória, eliminando a equipe por 2 a 1 e, no jogo de volta, com um 2 a 0.
Na fase seguinte, venceu os dois jogos contra o Operário-MS. Na semi, venceu a Ponte Preta por 3 a 2 fora de casa e foi derrotado por 1 a 0 no Rio Grande do Sul, se classificando pelo gol qualificado.
Finalmente, na grande decisão, o Grêmio teve o São Paulo pela frente e venceu as duas partidas. Na primeira, em Porto Alegre, Paulo Isidoro marcou duas vezes e garantiu o 2 a 0. Depois, no Morumbi, Baltazar marcou no segundo tempo e selou a primeira conquista Tricolor no Brasileirão.
Brasileirão de 1996
Após 15 anos, o time do Rio Grande do Sul voltou a erguer o troféu do Brasileirão. Com outro regulamento, o clube ficou na sexta posição na primeira fase, com 38 pontos somados em 23 partidas, com 11 vitórias, cinco empates e sete derrotas.
Posteriormente, a competição ia direto para as quartas de final, quando o Grêmio enfrentou o Palmeiras. Na ida, os gaúchos venceram por 3 a 1, conquistando uma vantagem que rendeu a classificação mesmo com a derrota por 1 a 0 na volta.
O mesmo resultado no primeiro jogo aconteceu contra o Goiás na semifinal. No entanto, o segundo jogo ficou empatado em 2 a 2. Na decisão, o time comandado por Felipão enfrentou a Portuguesa, e os dois encontros ficaram 2 a 0, uma vitória para cada lado, mas o Tricolor teve melhor campanha. Desta maneira, dois é o número de Brasileirões que o Grêmio tem.