A temporada dos nacionais está prestes a começar e este ano serão 20 times da Série B a disputar o Campeonato Brasileiro da segunda divisão. A lista foi fechada após o rebaixamento inédito do Santos, que terminou o Brasileirão de 2023 em 17° lugar.
O Campeonato da Série B deste ano terá representantes de 10 estados, sendo 1/3 dos times de São Paulo. Confira a lista completa em ordem alfabética:
- Amazonas (AM)
- América-MG
- Avaí (SC)
- Botafogo (SP)
- Brusque (SC)
- Ceará (CE)
- Chapecoense (SC)
- Coritiba (PR)
- CRB (AL)
- Goiás (GO)
- Guarani (SP)
- Ituano (SP)
- Mirassol (SP)
- Novorizontino (SP)
- Operário (PR)
- Paysandu (PA)
- Ponte Preta (SP)
- Santos (SP)
- Sport (PE)
- Vila Nova (GO)
Os clubes se enfrentaram entre si ao longo de 38 rodadas, em turno e returno, seguindo o formato adotado pela competição em 2016. Sendo assim, todas as equipes enfrentaram 19 jogos em casa e 19 jogos fora de casa. Saiba mais sobre os times a seguir!
Que times que foram rebaixados da Série A?
Além do primeiro rebaixamento dos Santos em 111 anos de história, o Campeonato Brasileiro de 2023 marcou a torcida de mais três times: Goiás, Coritiba e América-MG. Apesar dos esforços, as quatro equipes foram rebaixadas e disputam o campeonato na segunda divisão este ano.
A seguir, entenda os eventos que levaram essas equipes para Série B:
Atlético-MG
O Atlético-MG foi o primeiro time a cair em 2023. Fato que ocorreu com bastante antecedência, já que ele foi confirmado como time da segunda divisão em 2024 ainda na 33ª rodada do campeonato.
Foi uma temporada cheia de desafios para a equipe, que só somou 21 pontos ao longo de 34 jogos. Por isso, encerrou a temporada de 2023 isolado como o lanterna do Campeonato Brasileiro da Série A.
Coritiba
Na 35° rodada, foi a vez do Coritiba ter o seu rebaixamento confirmado. A queda do Coxa foi decretada em uma partida no Maracanã contra o Fluminense, em uma derrota por 2 a 1. Desde o início da era dos pontos corridos, esse é o quinto rebaixamento do time.
Goiás
Em seguida, na 36° rodada, foi a vez do Goiás ter a sua queda para a segunda divisão confirmada. O time não conseguiu vencer o jogo que disputou com o Grêmio e perdeu a luta contra o rebaixamento.
A equipe encerrou o campeonato de 2023 com uma vitória sobre o também rebaixado América-MG, terminando a disputa com 38 pontos no 18° lugar, dando um ponto final em uma sequência de cinco derrotas seguidas.
Santos
Na última rodada do campeonato, o Santos foi rebaixado e completou a lista dos times da Série B para 2024. O Peixe perdeu para o Fortaleza, que também estava ameaçado de rebaixamento, na Vila Belmiro por 2 a 1, terminando em 17° lugar com 44 pontos.
Ao longo dos seus 111 anos de história, marcada por diversas vitórias, essa foi a primeira vez que a equipe foi rebaixada e disputará o campeonato pela série B.

Times promovidos da Série C
Se por um lado tivemos torcidas tristes pelo rebaixamento para a Série B, por outro tivemos comemorações das torcidas que tiveram seus times promovidos da Série C. São eles:
- Amazonas
- Brusque
- Operário-PR
- Paysandu
O Amazonas foi o campeão da terceira divisão e garantiu a primeira vaga de promoção para os times da Série B do Campeonato Brasileiro de 2024. Brusque foi o vice-campeão e também ganhou uma vaga na segunda divisão, junto com Operário-PR e Paysandu.
Times que permaneceram na Série B
A temporada do Campeonato Brasileiro da série B de 2023 encerrou com grandes desafios, surpresas e reviravoltas. No entanto, para alguns times, a situação permaneceu a mesma. Nesta temporada, os times a seguir permanecem na disputa na segunda divisão:
- Avaí
- Botafogo-SP
- Ceará
- Chapecoense
- CRB
- Guarani
- Ituano
- Mirassol
- Novorizontino
- Ponte Preta
- Sport
- Vila Nova
Por fim, a data prevista para o início da disputa de times da série B no Campeonato Brasileiro é 20 de abril. A primeira rodada terá o jogo de estreia entre Santos e Paysandu na Vila Belmiro.