Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » Veja as perspectivas do Juventude para o restante da temporada

Veja as perspectivas do Juventude para o restante da temporada

Publicado em:

Última atualização:

O processo de promoção da Série B para a Série A geralmente possui diversos empecilhos no caminho. Afinal, a equipe que sobe precisa enfrentar novos adversários mais fortes do que antes e que, muitas das vezes, são melhores tecnicamente do que o próprio time em questão. Dessa forma, a perspectiva do Juventude para 2024, assim como a do Criciúma, Atlético Goianiense e Vitória, é sobreviver na elite do futebol brasileiro. Não à toa, os quatro estão na parte debaixo da tabela.

No entanto, vale destacar que, em campeonatos de mata-mata, como a Copa do Brasil, é possível que as diferenças técnicas e de elenco diminuam por conta do formato do torneio. E isso é mostrado com a campanha do alviverde gaúcho até agora.

Dito isso, leia o texto a seguir para entender como o Verdão do Rio Grande do Sul pode encarar os principais torneios nacionais nesse restante da temporada. Vamos mostrar o elenco do time e, a partir disso, tirar algumas conclusões.

Todos os jogadores do Juventude

De acordo com o Transfermarkt, o Juventude conta com 35 jogadores ao total. São eles:

  • Goleiros: Gabriel, Mateus Claus, Renan, Lucas Wright;
  • Zagueiros: Danilo Boza, Zé Marcos, Lucas Freitas, Yan Souto, Romércio, Rodrigo Sam;
  • Laterais: Alan Ruschel, João Lucas, Ewerthon, Gabriel Inocêncio, João Vitor, Luís Oyama, Caíque Gonçalves;
  • Meias: Kelvi Gomes, Daniel Peixoto, Guilherme Castilho, Jádson, Mandaca, Thiago Conti, Dudu Vieira, Jean Carlos, Nenê;
  • Atacantes: David, Diego Gonçalves, Lucas Barbosa, Marcelinho, Erick Farias, Gabriel Taliari, Ronie Carillo, Gilberto, Edson Carioca.

O atual técnico do clube é Jair Ventura. Ele assumiu o posto em 19 de julho e substituiu Roger Machado, que estava desde o início do ano.

As perspectivas do Juventude para o resto da temporada são boas?

Por mais que o elenco do clube não seja melhor que boa parte dos times da Série A, é possível encontrar qualidade em seus jogadores. Por exemplo, Lucas Barbosa, um dos atacantes, é artilheiro da equipe e tem 11 gols.

No entanto, a situação do Juventude é melhor no mata-mata. Dependendo do adversário que enfrentar nas quartas de final, pode surpreender, especialmente dentro de casa, onde é visivelmente mais forte. Isso porque a tensão da partida pode levar um elenco mais qualificado a abaixar seu rendimento e cometer erros, o que dá uma chance de classificação aos gaúchos.

Já no que se refere ao Brasileirão, a perspectiva do Juventude para 2024 ainda é tentar se salvar. Felizmente, o alviverde ocupa a 13ª colocação atualmente, com 25 pontos em 21 jogos. Com isso, o cenário ainda é favorável para a sua permanência. Muito por conta do Corinthians, primeira equipe na zona, ter um jogo a mais e quatro pontos a menos.

O clube faz um bom ano no geral?

Considerando tudo o que foi mencionado antes, é possível dizer que a temporada do Juventude é muito boa até então. Afinal, embora o clube já tenha tido três técnicos no ano, os resultados apareceram.

Além do mais, em entrevista dada pelo próprio presidente Fábio Pizzamiglio em 2023: “Do ponto de vista comercial, o acesso também é extremamente positivo. A exposição na Série A rompe a barreira nacional, conta com jogos transmitidos no exterior e uma atração muito maior do público brasileiro.