Início » Futebol » Quais as consequências da paralisação do Brasileirão?

Quais as consequências da paralisação do Brasileirão?

Publicado em:

Última atualização:

O Campeonato Brasileiro foi paralisado devido às fortes chuvas que estão devastando o Rio Grande do Sul. A medida foi tomada após a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) solicitar à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a paralisação do Brasileirão por conta da logística que impossibilita a locomoção e a execução dos mandos de campo oficiais no estado.

Com esta decisão, entretanto, muitas dúvidas podem surgir. Dessa forma, preparamos um post completo com as principais nuances da medida da CBF e quais as consequências da interrupção do Campeonato Brasileiro neste momento.

Campeonato Brasileiro de 2024

A atual edição do Campeonato Brasileiro Série A foi paralisada devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul. No entanto, as demais divisões do futebol nacional não entraram na medida e a própria CBF afirma que não tem previsão para interromper essas competições. 

Nesse contexto, a Série B não tem representantes do RS, mas a Série C conta com três times (Caxias, Ypiranga e São José), e a Série D, também com três (Avenida, Novo Hamburgo e Brasil de Pelotas). Nesses casos, apenas as partidas que envolvam tais equipes estão suspensas.

Optou-se pela paralisação do Brasileirão com base em uma votação entre os times participantes da Série A. Nela, apenas cinco dos 20 clubes se posicionaram contra a interrupção (Flamengo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Bragantino). Além disso, o vice-presidente de futebol do Fla, Marcos Braz, declarou que o anúncio da medida foi uma surpresa para ele.

Jogos adiados pela paralisação do Brasileirão

A CBF decidiu anunciar a suspensão dos jogos do Brasileirão até o dia 27 de maio, quando se espera uma nova reunião para discutir a medida. Entretanto, a previsão para retorno dos jogos seria a partir do dia 1º de junho. 

Com isso, várias equipes não atingiram seis jogos pela competição: Cruzeiro, Atlético-MG, Fortaleza, Vitória e Atlético-GO (5), Inter, Grêmio, Juventude e Cuiabá (4), além do Criciúma (3). 

Diante dos jogos adiados pela CBF, muitos times aderiram à causa e solicitaram a paralisação do Brasileirão.

Quais as consequências da paralisação do Brasileirão?

De acordo com Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, a ideia é que a paralisação não extrapole o calendário previsto para o futebol nacional em 2024, uma vez que o dirigente já pensa nas obrigações do ano seguinte. Isso porque, em 2025, acontecerá o lançamento do novo modelo do Mundial de Clubes, que conta com três participantes brasileiros (Fluminense, Flamengo e Palmeiras). 

Dessa forma, a reunião do dia 27 deve tratar, principalmente, dos impactos de uma possível extensão do Brasileirão. Isso pode acarretar decisões como mudança de férias e contratos dos profissionais envolvidos, direitos de transmissão e realocação de partidas dos campeonatos estaduais, geralmente iniciados entre o meio e fim de janeiro.

Por outro lado, algumas equipes terão a possibilidade de realizar treinos extras e uma preparação mais espaçada. Um dos beneficiados pela decisão foi justamente o São Paulo, que votou contra a paralisação. Sob novo comando técnico de Luis Zubeldía, o Tricolor passará sete dias livres até a próxima reunião para decidir se os jogos continuarão paralisados. Desse modo, o mesmo deve acontecer com o Vasco e o novo treinador da equipe, Álvaro Pacheco, que chegou ao Brasil no último dia 19.