Travando árdua disputa contra a queda para a terceira divisão do futebol brasileiro, Botafogo-SP e Ituano têm encontro marcado para quarta-feira no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, pela 33ª rodada da Série B. No primeiro turno, em jogo disputado no início de julho, em Itu, o time da casa venceu por 3×2.
Dono da casa desta vez, o Botafogo-SP vem de derrota por 3×1 para o Sport, na Ilha do Retiro, no último domingo. Com o revés, o Pantera da Mogiana seguiu com 36 pontos e caiu para a 16ª posição, a primeira fora da zona de rebaixamento. A Ponte Preta, que abre o Z-4, soma apenas um ponto a menos.
O Ituano, por sua vez, levou dura virada em casa para o Ceará no último sábado. O Galo de Itu abriu 1×0 no primeiro tempo, mas viu o Vozão sair com a vitória na etapa final. A equipe amarga a 19ª colocação, com apenas 31 pontos, já cinco distante do 16º lugar, exatamente o Botafogo-SP, rival de quarta-feira.
As odds para Ituano x Botafogo-SP
Mandante da partida de quarta-feira, o Botafogo-SP é considerado favorito, tendo odd de 2.15 para vitória e 1.28 para chance dupla (vitória ou empate). Triunfo do Ituano, por sua vez, paga 3.50 por real apostado.
Ainda que seja apenas o 19º colocado, o Ituano possui um dos dez melhores ataques da Série B. Sendo assim, a odd de 1.57 para a equipe marcar ao menos um gol em Ribeirão Preto é bastante atraente. Soma-se a isso, como veremos abaixo, o fato de o Botinha ter a terceira pior defesa da competição.
Se a defesa do Pantera vai mal, o que dizer dos 52 gols levados pelo Ituano em 32 partidas na Série B? Por conta disso, a odd de 1.33 para que o Bota-SP marque pelo menos uma vez na quarta-feira pode ser explorada.
Por meio do sistema “criar aposta”, a combinação entre pelo menos um gol do Pantera e empate ou vitória do time de Ribeirão Preto aumenta a cotação para 1.50.
Ituano
O Ituano tem o terceiro pior desempenho da Série B nos últimos cinco jogos —uma vitória e quatro derrotas. Soma-se a isso o péssimo retrospecto fora de casa, já que a equipe venceu apenas duas vezes como visitante em 16 partidas, somando sete pontos. São 16 gols marcados e 32 sofridos.
A defesa, aliás, é o ponto fraco do Ituano, que já sofreu 52 gols em 32 jogos, média superior a 1,6 por partida. Fora de casa, essa média já ruim sobe para 2,0 por jogo. O ataque, por sua vez, aparece entre os dez melhores da segunda divisão e é o setor que mantém a esperança de sequência na Série B em 2025.
Botafogo-SP
Se o Ituano vai mal fora de casa, o problema do Botafogo-SP é justamente o contrário: a equipe tem o segundo pior desempenho como mandante. Foram cinco vitórias em 16 partidas até aqui, com 23 pontos conquistados. O Botinha fez apenas 14 gols em seus domínios, ao passo que pode comemorar o fato de ter sofrido apenas 10. Sendo assim, os jogos do Botafogo-SP em Ribeirão Preto têm média de apenas 1,5 gol, um dado para o apostador ficar de olho!
De forma geral, o Pantera marcou 29 gols em toda a campanha na segunda divisão, tendo o quarto pior ataque entre os 20 times, e foi vazado 42 vezes, sendo a terceira pior defesa.
No recorte dos últimos cinco jogos, e equipe comandada pelo técnico Márcio Zanardi tem o 15º melhor desempenho da Série B, com cinco pontos conquistados — uma vitória, dois empates e duas derrotas.
Quem vence: Ituano ou Botafogo-SP?
Difícil apontar um favorito em partida que reúne o 19º pior visitante e o 19º pior mandante. Jogando em casa, é natural que o Botafogo-SP tenha leve favoritismo, ainda mais que seu ataque, com baixo poderio, pode receber uma “forcinha” da defesa do Ituano, que já foi vazada incríveis 52 vezes.
Por outro lado, a defesa do Pantera tampouco é das melhores e pode ter dificuldade em parar o ataque do Galo de Itu, um dos dez mais produtivos da Série B.
Por conta de todos esses dados, o empate parece despontar como o resultado mais provável na partida de quarta-feira.