Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » O que aconteceu com Nonato, do Fluminense? Conheça a trajetória do reforço do meio de campo do time carioca

O que aconteceu com Nonato, do Fluminense? Conheça a trajetória do reforço do meio de campo do time carioca

Publicado em:

Última atualização:

Após passar pelo Internacional, Santos e ficar dois anos longe, o volante Nonato retornou ao Fluminense na janela de transferência do meio do ano do Campeonato Brasileiro e deu o sangue pelo time — literalmente. Isso porque um de seus momentos mais marcantes no segundo turno do Brasileirão foi a dura entrada que levou em uma partida, a qual fraturou seu nariz.

A seguir, veja o que aconteceu com Nonato no Fluminense e relembre a carreira do jogador.

A relação entre Nonato e o Fluminense

Como dito, esta não é a primeira passagem do volante pelo time. Nonato defendeu as cores do Fluminense entre os anos de 2021 e 2022. Nesse período, conquistou a torcida Fluminense, participando de 55 partidas, nas quais marcou quatro gols e deu, ainda, seis assistências. 

Em julho de 2024, o Fluminense anunciou que estava contratando Nonato mais uma vez. O meio-campista veio como empréstimo com opção de compra do Santos e tem contrato com o branco, verde e grená até julho de 2025. Na época de sua apresentação no Campo de Treinamento Carlos Castilho, ele declarou estar muito satisfeito com o retorno.

“Estou muito feliz, orgulhoso de voltar para cá, um lugar onde me sinto em casa e desde a primeira vez que pisei já senti uma conexão diferente. Hoje me sinto muito bem e muito preparado para ajudar nos desafios que a gente vai ter pela frente. Estou muito empolgado para ajudar meus companheiros, o Mano [Menezes, técnico do Flu], no que ele precisar de mim. Quero, mais uma vez, agradecer a oportunidade. Estou muito feliz de estar aqui”, relatou ao site do Fluminense.

A atuação em 2024

Agora em 2024, Nonato estreou em campo no final de julho e, desde então, entrou em campo em dez jogos do clube carioca. No entanto, foi titular em apenas duas partidas pelo Fluminense, uma na Copa do Brasil e outra pela Série A do Brasileirão

Mas isso não diminui o afeto da torcida por ele. Tanto que a preocupação da nação tricolor foi grande quando, no final de setembro, ele sofreu uma séria contusão no clássico contra o Botafogo. Aos 40 minutos do segundo tempo, Nonato levou a pior em uma disputa de cabeças com Marçal, lateral-esquerdo do Botafogo. 

O camisa #16 chegou a ficar desacordado após o impacto. Com intenso sangramento no nariz, o volante deixou o estádio e se dirigiu ao hospital, onde foi constatada uma fratura nasal. Após passar por uma cirurgia, Nonato passou um período longe dos treinos, ma,s no início de novembro, já treinava sem máscara de proteção, voltando a ser relacionado para as partidas. 

Estatísticas de Nonato no Fluminense (totais | 2024)

CampeonatoJogosTitularVitóriasEmpatesDerrotasGols marcadosAssistênciasAmarelosVermelhosFaltas cometidasFaltas sofridasFinalizaçõesChutes a gol
Copa Libertadores101000000
Brasileirão8142200101521
Copa do Brasil1100101001100
Total10252301102621

Em que times Nonato já jogou? Veja a trajetória do volante no futebol

O paulista Gustavo Nonato Santana tem apenas 26 anos, mas já apresenta um belo currículo no futebol. Revelado nas categorias de base do São Caetano em 2016, o meia despontou ao ir para o Internacional como empréstimo em 2018. 

A atuação do jogador na equipe sub-20 foi tão satisfatória que o Colorado não apenas comprou seus direitos de passe como o promoveu à equipe principal em 2020. Em seguida, foi a vez de o Fluminense emprestar o volante ao Inter, ficando com Nonato em sua equipe até 2022. 

No início da temporada 2022/23 do futebol europeu, o Colorado vendeu os direitos de Nonato para o Ludogorets Razgrad, da Bulgária. O meia atuou no país por duas temporadas, marcando três gols e duas assistências em 38 partidas. 

Em 2023, o Razgrad negociou o empréstimo do meia com o Santos, que, posteriormente, comprou o passe dele. E, após iniciar a temporada de 2024 no Peixe, Nonato retornou ao Fluminense, onde deve ficar, no mínimo, até julho de 2025 — se o Flu não optar pela compra dos direitos do atleta.