Como disse Filipe Luís no dia em que se aposentou dos gramados, “o Flamengo tradicionalmente tem laterais históricos”. E, de fato, alguns dos grandes ídolos da torcida atuavam justamente na mesma posição — o próprio Filipe Luís, inclusive. A seguir, conheça alguns dos melhores jogadores que passaram pelas laterais e o atual lateral-direito do Flamengo.
Os melhores laterais-direitos do Flamengo
Filipe Luís estava certo quando afirmou que os laterais do Flamengo são históricos. Afinal, são tantos nomes que fica até difícil elencar os melhores. Apesar disso, relembre cinco dentre os nomes mais marcantes para a torcida do Mengão:
Zanata, um jogador histórico
Entre 1968 e 1978, Zanata usou as cores vermelho e negro em seu peito antes de defender o Vasco, sendo um dos laterais-direitos mais famosos da época. Com 140 jogos pela equipe do Flamengo, ele teve grande importância na conquista do Carioca de 1974, além de também ter erguido a Taça Guanabara em 1970 e 1972.
Jorginho e seu jeito versátil de jogar
Vindo do América-RJ, Jorginho foi destaque na equipe da década de 1980 por sua habilidade de apoiar o ataque e fortalecer a defesa na mesma medida. Sua versatilidade em campo foi crucial para que o Flamengo se tornasse campeão do Brasileirão de 1987. Mas, um ano antes, Jorginho também celebrou a vitória do Mengão no Campeonato Carioca em 1986.
Filipe Luís, de lateral direito a técnico
O jogador anunciou sua aposentadoria no início de 2024 e deixou saudades na torcida. No entanto, pouco depois retornou, como técnico interino, após a demissão de Tite. O período dele no Flamengo foi curto, pois ele chegou ao clube apenas em 2019, mas foi o suficiente para fazê-lo entrar para o clube dos melhores laterais-direitos. Afinal, foram dez títulos em 175 jogos pelo Flamengo, entre eles a Libertadores de 2019 e 2022; o Brasileirão de 2019 e 2020; o Carioca de 2020 e 2021; e a Recopa Sul-Americana de 2020.
Léo Moura é ídolo da torcida
Vindo diretamente de Niterói, Léo Moura jogou em diversos clubes, como o Botafogo, antes de se firmar como um dos maiores ídolos da torcida rubro-negra. O lateral-direito do Flamengo foi um dos líderes do time na campanha que terminou com a conquista do Campeonato Brasileiro e do carioca de 2009.
Além disso, Léo Moura foi um dos atletas que mais vezes vestiu a camisa do Mengão, com mais de 500 jogos pelo clube. Ao todo, ele ganhou o Carioca cinco vezes (2007, 2008, 2009, 2011 e 2014), duas Copas do Brasil (2006 e 2013) e o Brasileiro de 2009 com o Flamengo.
Leandro: para muitos, o melhor lateral-direito do Flamengo
Se tem algum lateral-direito que vive no coração da torcida do Flamengo, esse é Leandro. Cria do Ninho do Urubu, ele dedicou toda sua carreira como jogador com clube. Mais do que destaque do Flamengo, Leandro também é considerado um dos maiores laterais-direitos de todos os tempos do futebol brasileiro.
Junto ao rubro-negro, ele conquistou dez títulos, tendo um papel importante na vitória da Libertadores de 1981, destacando-se como um dos pilares da defesa da equipe daquela temporada. Com 415 partidas e 14 gols, ele faz parte da geração de ouro do Flamengo e hoje atua na diretoria do clube.
Quem é o atual lateral direito do Flamengo?
Hoje sob o comando de Filipe Luís, Varela é o homem que assumiu a responsabilidade de ser o lateral-direito principal do Flamengo em 2024. Apesar de ser utilizado por Tite apenas no final da temporada passada, ele mostrou serviço em campo, ganhando espaço após a saída de Matheuzinho.
No entanto, ele divide a posição com Wesley, que tem características mais ofensivas que brilharam aos olhos de Filipe Luís. Assim, o camisa #43 também tem conseguido boas oportunidades de jogo, sendo escalado como titular para diversas partidas agora em 2024.