O Timão, no geral, vem tendo uma temporada bem abaixo das expectativas. A equipe alvinegra foi eliminada na fase de grupos do Paulistão deste ano e, além disso, briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. As únicas esperanças que a torcida tem para salvar seu 2024 estão nos jogos do Corinthians na Copa Sul-Americana e também na Copa do Brasil. Nesse texto, iremos abordar justamente os confrontos pelo torneio internacional.
Leia para descobrir como vem sendo a campanha do Corinthians na “Sula”. Além disso, confira os principais adversários do time caso avance de fase.
Jogos do Corinthians na Copa Sul-Americana
Em primeiro lugar, é preciso saber quais foram os confrontos que o clube do Parque São Jorge teve na competição em 2024. Ao todo, foram sete até agora:
Fase de grupos
- Corinthians 1 x 1 Racing (URU) – dia 02/04 – Estádio Centenário;
- Corinthians 4 x 0 Nacional (PAR) – dia 09/04 – Neo Química Arena;
- Corinthians 0 x 1 Argentinos Juniors (ARG) – dia 23/04 – Estádio Diego Armando Maradona;
- Corinthians 2 x 0 Nacional (PAR) – dia 07/05 – Defensores del Chaco;
- Corinthians 4 x 0 Argentinos Juniors (ARG) – dia 14/05 – Neo Química Arena;
- Corinthians 3 x 0 Racing (URU) – dia 28/05 – Neo Química Arena.
Oitavas de final (ida)
- Corinthians 2 x 1 Red Bull Bragantino – dia 13/08 – Estádio Santa Cruz.
Estatísticas dos duelos
Como deu para notar acima, o Timão até agora venceu cinco dos duelos, empatou um e perdeu um também. Além disso, ao todo, marcou 16 vezes e levou apenas três. Isso equivale, em média, a 2,28 gols feitos por jogo e 0,42 sofridos, fora um aproveitamento absurdo de 75%.
Essas estatísticas fazem com que, em números, a Copa Sul-Americana seja o torneio que o Timão se desempenhou melhor este ano. Aliás, é um universo completamente distinto do restante da temporada. Para se ter uma ideia, nos 41 duelos que o Corinthians esteve presente em outros campeonatos, foram apenas 43 bolas na rede que os paulistas marcaram, equivalente a quase um por jogo. Enquanto isso, o aproveitamento cai para 53%, que é bastante medíocre.
Há chance de o clube vencer o torneio?
Considerando apenas o desempenho no evento em si, não é impossível imaginar que o Corinthians possa ir longe. Afinal, os números mostram uma enorme dominância da equipe sobre os adversários.
Todavia, é preciso lembrar que a fase de grupos, de maneira geral, tinha oponentes bem mais acessíveis e com nível técnico inferior. À medida que a Sul-Americana avançar, rivais bem mais complicados irão surgir e podem dar bastante trabalho. Com isso, resta aos fãs torcerem que o desempenho dos atletas não caia igual às outras competições.
O próximo jogo do Corinthians na Sul-Americana
O próximo compromisso do Timão é nesta terça (20 de agosto), novamente contra o Red Bull Bragantino. Este será o duelo de volta das oitavas de final e será realizado na Neo Química Arena.
Vale destacar que, com a vantagem, o Corinthians pode perder até por um gol de diferença e, mesmo assim, levará a disputa para a prorrogação. Em caso de empate após 120 minutos, haverá cobranças de penalidades.