Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » Jogos decisivos do Athletico Paranaense em 2024: relembre as partidas do Furacão no Brasileirão

Jogos decisivos do Athletico Paranaense em 2024: relembre as partidas do Furacão no Brasileirão

Publicado em:

Última atualização:

O Athletico Paranaense tem pela frente jogos decisivos no Campeonato Brasileiro de 2024. O Furacão, que começou o Brasileirão entre os quatro primeiros colocados da tabela, agora luta para não sofrer com o rebaixamento pela quarta vez em sua história.

Continue a leitura e veja a retrospectiva do clube na Série A, bem como os próximos adversários da equipe na competição.

Retrospectiva 2024: quais foram os principais confrontos do Furacão na Série A?

Já na primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2024, o Athletico Paranaense goleou o Cuiabá na Arena da Baixada por 4 a 0. Com gols de Pablo, Canobbio, Leonardo Godoy e Mastriani, o Furacão vinha de uma sequência de grandes jogos.

Isso porque, nas três partidas anteriores, válidas tanto pelo Campeonato Paranaense quanto pela Copa Sul-Americana, o rubro-negro terminou as disputas com outras três goleadas. Primeiro, um 4 a 1 no Sportivo Ameliano, pelo torneio internacional; depois, 3 a 0 contra o Maringá e, em seguida, 6 a 0 no Rayo Zuliano.

Com esses resultados, os adversários passaram a temer ainda mais o Furacão, que começou a Série A no G4. No entanto, no decorrer da competição, a equipe passou por alguns empates e derrotas que mudaram o rumo do time no torneio. Tudo começou quando o clube empatou com o Flamengo por 1 a 1 na nona rodada. Depois, o Furacão teve o mesmo resultado contra Botafogo e Corinthians, nas duas rodadas seguintes, e perdeu por 2 a 0 do Cruzeiro na 12ª rodada.

Algumas boas partidas surgiram no caminho, como contra Vitória (1 a 0) e Atlético Goianiense (2 a 1), que também estão perto ou na zona de rebaixamento, mas não foi o suficiente para o Athletico Paranaense engrenar no torneio. Isso porque o rubro-negro perdeu para o Bahia por 3 a 1 dentro de casa; para o Grêmio (2 a 0); Juventude (2 a 1) e Palmeiras (2 a 0). Na sequência, perdeu para o Flamengo (1 a 0) no Maracanã e para o Botafogo, também por 1 a 0, diante da própria torcida.

Como foi o último confronto do Athletico Paranaense?

O Athletico Paranaense passou por um vexame histórico na última partida que fez pelo Brasileirão, contra o Corinthians. Em jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Furacão foi até a Neo Química Arena, em São Paulo, enfrentar o Timão.

Antes de começar a partida, a equipe paranaense tinha 31 pontos, mas estava na 15ª colocação do Campeonato. Enquanto isso, o clube de Itaquera contava com 27 pontos e era o 17º colocado, há algumas rodadas na zona de rebaixamento.

Com um começo de jogo pegado, o Furacão começou perdendo aos cinco minutos do primeiro tempo em um golaço de fora da área do lateral-direito do Corinthians, Matheuzinho. Aos 18 minutos, o zagueiro Cacá, que jogou pelo Athletico, ampliou o placar para o time alvinegro.

Foi, então, que a equipe paranaense esboçou reação e tomou conta da partida em busca do empate, que veio aos 30 minutos. Com cruzamento de Lucas Esquivel na medida para Nikão, que cabeceou bonito contra o gol de Hugo Souza. Oito minutos depois, Nikão deu uma linda assistência entre os zagueiros do Corinthians para um chute forte do meio-campista Erick igualar o placar.

O que parecia o começo de uma virada histórica se tornou, na verdade, a chegada do Furacão ao Z4. Em cobrança de falta de fora da área, o holandês Memphis Depay fez o primeiro gol com a camisa do Corinthians ao chutar no ângulo do gol rubro-negro, sem chances para o goleiro Mycael. Aos 20 minutos do segundo tempo, Rodrigo Garro aumentou o placar para o Timão, após bela jogada pela esquerda do atacante Yuri Alberto.

Para fechar o caixão, Talles Magno deu uma assistência para Yuri Alberto que, dentro da área, girou contra o zagueiro rubro-negro e marcou o quinto gol do alvinegro.

Jogos decisivos do Athletico Paranaense: próximos confrontos

Com a derrota por 5 a 3 contra o Corinthians pela 30ª rodada do Brasileirão, a equipe rubro-negra terá que correr atrás do prejuízo. Isso porque o Furacão, que começou a rodada na 15ª colocação, encontra-se no Z4, em 17º, com perigo de cair para a Série B do campeonato pela quarta vez. Por isso, veja os próximos jogos decisivos do Athletico Paranaense no torneio:

  • Cruzeiro: em casa (26 de outubro, às 18h30)
  • Vitória: em casa (6 de novembro, horário a definir)
  • São Paulo: fora de casa (13 de novembro, horário a definir)
  • Atlético Goianiense: em casa (20 de novembro, horário a definir)
  • Bahia: fora de casa (24 de novembro, horário a definir)
  • Fluminense: em casa (1 de dezembro, horário a definir)
  • Red Bull Bragantino: em casa (4 de dezembro, horário a definir)
  • Atlético Mineiro: fora de casa (8 de dezembro, horário a definir)

Alguns dos adversários serão em confrontos diretos. É o caso de Fluminense (33 pontos, 15º), Vitória (32 pontos, 16º), Atlético Goianiense (lanterna, 22 pontos) e Red Bull Bragantino (34 pontos, 13º).

Agora, cada ponto importa. No entanto, a maior probabilidade nesses quatro jogos é que o Furacão conquiste sete pontos. Isso porque o time deve ser superado pelo Bragantino, mas empatar com Flu e vencer o Atlético Goianiense e Vitória.