Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » Como foi o primeiro turno do Atlético Mineiro nos últimos Campeonatos Brasileiros?

Como foi o primeiro turno do Atlético Mineiro nos últimos Campeonatos Brasileiros?

Publicado em:

Última atualização:

O Campeonato Brasileiro passou do seu primeiro turno e, dessa forma, já podemos ter uma ideia sobre qual posição na tabela cada um dos times irá brigar, tanto os primeiros colocados quanto os últimos. No caso do Galo, por terminar na décima colocação, é bem provável que a disputa agora será, no máximo, pela Libertadores. Afinal, os líderes abriram quase 20 pontos de vantagem e, para brigar no topo, os jogos do Atlético-MG daqui para frente teriam que ser quase perfeitos.

Mas, afinal, essa posição é normal para o clube? Como foi o primeiro turno dos mineiros em outras edições do torneio? Leia o texto a seguir para descobrir.

Os 19 primeiros jogos do Atlético-MG em 2020

Começando a década, no Campeonato Brasileiro de 2020, o Galo, até a 19ª rodada, ocupava a quarta colocação. Na época, comandados por Jorge Sampaoli, os atleticanos já tinham um baita elenco e eram um dos favoritos a levantar pelo título. Os únicos outros times que estavam à frente eram Internacional, Flamengo e São Paulo.

Ao final da competição, todavia, quem se sagrou campeão foi o Rubro-Negro carioca. Lembrando que esse Brasileirão acabou sendo finalizado apenas em 2021 por conta da pandemia de Covid-19, que atrasou seu início.

Edição de 2021

Já 2021 foi o melhor ano da torcida atleticana desde 2013. Após vencer 13 jogos, o Atlético-MG era líder do torneio no primeiro turno, com 42 pontos, e apresentava um grande futebol até então. Os concorrentes diretos naquele período eram Palmeiras, com 38 pontos, e Flamengo, com 36.

Dessa vez, com o técnico Cuca, o Galo segurou as pontas e foi vencedor do campeonato com 84 pontos. Além disso, vale lembrar que a equipe também venceu a edição daquela temporada da Copa do Brasil.

Edição de 2022

Um ano após a conquista de duas das principais taças do país, o time caiu muito rendimento. Nos jogos do Atlético-MG, embora o elenco fosse bem similar, era notório que o grupo não encaixava. Além disso, houve mudança de técnico no início da temporada, com a saída de Cuca e a entrada do argentino Antônio Mohamed.

Sendo assim, no primeiro turno, os mineiros terminaram na quarta colocação. E, ao final do campeonato, pararam em sétimo lugar.

Edição de 2023

Por fim, em 2023, a equipe novamente melhorou o seu nível. É verdade que, na posição da tabela, o Atlético terminou na décima colocação após 19 rodadas. Todavia, estava apenas a cinco pontos do quarto colocado no período: o Flamengo.

A partir daí, com Felipão de treinador, o Galo fez a melhor campanha das últimas 19 rodadas e terminou na terceira colocação geral, atrás somente de Palmeiras e Grêmio.

Os jogos que restam ao Atlético-MG em 2024 podem levantar o clube?

Considerando o cenário de 2023, não é impossível imaginar que a equipe faça uma campanha de recuperação e termine nos primeiros lugares. Todavia, a competição está muito mais difícil e o próprio time ainda tem Libertadores e Copa do Brasil para disputar.

Sendo assim, terminar entre os quatro primeiros no Campeonato Brasileiro seria um enorme lucro.