Fundado em 2001, o Cuiabá já teve diversos jogadores marcantes em seu elenco. Muitos nomes que defenderam clubes de destaque do futebol nacional chegaram a ter passagens pela equipe do Mato Grosso. Atualmente é o maior clube de seu estado e, desde que chegou na primeira divisão, nunca caiu.
Apesar do pouco tempo de história, alguns atletas que passaram pelo Cuiabá podem ser considerados ídolos do time. Nenhum deles tem um número de partidas gigante pela equipe. Porém, honraram a camisa do Dourado enquanto a vestiram.
Conheça cinco jogadores que viraram ídolos do Cuiabá
Bogé
Boigé é o jogador com mais partidas na história do Cuiabá. Ele vestiu a camisa do clube 177 vezes, entre setembro de 2010 e 2016. No entanto, no meio desse tempo acabou tendo uma breve saída para o CRB.
Apesar do alto número de jogos, Bogé marcou apenas um gol em sua trajetória pelo clube. Venceu quatro vezes o campeonato estadual e a Copa Verde de 2015. Além disso, esteve presente no acesso da equipe da Série D para a Série C.
Walter
Walter é um dos jogadores que integram o elenco atual do Cuiabá. Ele está no clube desde 2021 e já se tornou o goleiro com mais jogos pela equipe, tendo vestido a camisa do Dourado mais de 170 vezes.
Ele inicialmente defendeu o time por empréstimo, porém, em 2022 se transferiu em definitivo para o Cuiabá. Conquistou quatro títulos estaduais com o clube. Já fechou o gol em partidas muito importantes. Aos 36 anos de idade, continua atuando em bom nível e deve continuar na posição de goleiro titular por muitos anos.
Deyverson
Um dos jogadores mais folclóricos dos últimos anos no futebol nacional, Deyverson também é um atleta que integra o elenco do Cuiabá atualmente. No entanto, sua saída é certa. Isso porque o atleta foi afastado pelo presidente do clube, que o considera um “traidor”. A razão disso é que Deyverson recusou ir para o Santos, sendo que a equipe paulista fez uma ótima proposta para adquiri-lo.
Seu contrato se encerra em julho de 2024. Sendo assim, ele sairá de graça do Cuiabá. De qualquer forma, seus feitos pelo clube jamais serão apagados. Deyvinho atuou 78 vezes pela equipe, anotando 31 gols. Esteve presente em momentos muito marcantes e fez gols importantes, que evitaram o rebaixamento do clube.
Élton
Élton é um dos jogadores que mais balançou as redes pelo Cuiabá. Ele anotou 36 tentos pela equipe do Mato Grosso. O atacante chegou em 2020 ao clube. Na época ele já estava com a idade avançada. No entanto, conseguiu render muito bem.
Venceu dois campeonatos estaduais com a equipe. Além disso, anotou gols marcantes. O principal deles foi em jogo contra a Chapecoense, pelo Campeonato Brasileiro de 2021. Em jogo que terminou 3 a 2, Élton anotou o gol que deu a vitória para o time do Mato Grosso. Essa foi a primeira vitória da história da equipe na Série A.
Fernando
Um dos jogadores mais lembrados pelo torcedor do Cuiabá é Fernando. Ele disputou 109 partidas pela equipe, marcando 54 gols. Com média de quase 0,5 tento por partida, ele é o atleta que mais balançou as redes pelo Dourado.
Ele chegou na equipe em 2011 e deixou o time após a primeira fase da Série C do Brasileirão de 2013 terminar. Venceu dois títulos estaduais, esteve no acesso para a Série C e foi artilheiro da Série D em 2011.