Os grandes ídolos do Fluminense são jogadores que marcaram época pelo clube. Em geral eles conquistaram títulos importantes sendo protagonistas. A maioria também teve uma passagem longa pelo Tricolor das Laranjeiras, disputando um alto número de partidas. Todos eles são muito queridos pelos torcedores e serão para sempre lembrados.
Confira seis dos maiores ídolos do Fluminense!
1 – Fred
Fred é um dos ídolos recentes do Fluminense. Muitos até colocam o ex-centroavante como o maior jogador da história do clube. Seus números são excelentes: ele anotou 199 gols pela equipe em 382 jogos disputados. É o segundo maior artilheiro de sua história.
Teve duas passagens pelo clube: uma entre 2009 e 2016, e outra entre 2020 e 2022. A primeira, porém, foi muito melhor que a segunda. Nela ele foi bicampeão brasileiro, além de conquistar um Campeonato Carioca. Na segunda o centroavante estava na reta final da carreira. No entanto, ainda venceu mais um estadual pelo clube antes de pendurar as chuteiras.
2 – Castilho
Um dos grandes ídolos do Fluminense, Castilho jogou por quase vinte anos no clube. Entre 1946 e 1965, o goleiro do clube foi ele. Dessa forma, disputou 698 partidas pelo Tricolor das Laranjeiras, sendo o atleta que mais vestiu a camisa do Fluzão.
Conquistou muitos títulos. O de mais destaque foi a Copa Rio de 1952. No entanto, ainda venceu o Torneio Rio-São Paulo duas vezes e o Campeonato Carioca em três ocasiões. No entanto, apesar de ter ficado muito tempo no Fluminense, acabou encerrando sua carreira no Paysandu.
3 – Romerito
O paraguaio Romerito se tornou um dos grandes ídolos do Fluminense nos anos 80. Ele chegou ao clube depois de jogar no Sportivo Luqueño e no New York Cosmos. No Fluminense, ficou de 1984 até 1988.
Anotou logo em seu primeiro ano o gol que deu o segundo título do Campeonato Brasileiro ao Fluzão. Também ganhou duas vezes o Campeonato Carioca. Disputou mais de 200 partidas pelo time. Depois de sair do clube carioca, rodou por várias equipes, mas sem grande destaque em nenhuma delas.
4 – Cano
O mais recente dos ídolos do Fluminense é Germán Cano. Ele está no clube desde 2022. Porém, nesse período, foi importante naquela que é talvez a maior conquista da história do clube: a Libertadores de 2023.
Cano fez treze gols na campanha do Fluzão, sendo um deles na final. Aos 36 anos de idade, está já na reta final de sua carreira. No entanto, quanto mais envelhece, melhor Cano fica. Seus números melhoraram muito depois que ele fez 30 anos, com o jogador tendo um faro de gol diferenciado.
5 – Waldo
Waldo é o maior artilheiro da história do Fluminense. Ele ficou na equipe de 1954 até 1961. Anotou incríveis 319 gols em 403 partidas pelo Tricolor das Laranjeiras. Venceu duas vezes o Torneio Rio-São Paulo e uma o Campeonato Carioca. No ano de 1959, fez 62 gols. Um recorde para uma única temporada no clube.
No entanto, acabou saindo para o Valencia em1962. Também se destacou no clube espanhol, onde venceu importantes títulos. Encerrou sua carreira no Hércules, também da Espanha.
6 – Assis
Assis foi mais um grande atacante que se tornou um dos ídolos do Fluminense. Começou sua carreira em 1972, porém, só foi chegar ao Fluzão em 1983. Foi ali que começou uma história de amor.
Ficou no clube até 1987. Disputou 177 jogos e anotou 54 gols pelo time. Conquistou três vezes o Campeonato Carioca e o Campeonato Brasileiro de 1984. Saiu do Fluminense para tentar jogar nos Estados Unidos. Porém, não conseguiu tirar o visto e voltou para o Brasil, onde encerrou sua carreira em 1991 pelo Athletico Paranaense.