Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » Hugo Moura: trajetória e estatísticas do volante do Vasco

Hugo Moura: trajetória e estatísticas do volante do Vasco

Publicado em:

Última atualização:

Revelação do Flamengo, o volante Hugo Moura está tendo a experiência da sua vida em 2024 com a camisa do Vasco da Gama. O jogador assinou com o gigante da Colina em abril deste ano, vindo como empréstimo com possibilidade de compra do Athletico-PR, devendo ficar no Cruzmaltino pelo menos até o final de dezembro.

No entanto, há grandes possibilidades de o Vasco efetivar de vez a compra dos direitos de Hugo Moura, desembolsando, para isso, R$ 10 milhões a partir de janeiro pela transferência definitiva. 

A estreia no Gigante veio pouco depois da assinatura do contrato, em um clássico contra o Fluminense. O volante entrou depois do intervalo, mas bastaram dez minutos em campo para Hugo fazer um cruzamento para Vegetti na área, que o argentino cabeceou e mandou para o fundo da rede. 

Na apresentação oficial à torcida vascaína, Hugo falou sobre a responsabilidade que é representar as cores do time de São Januário. “[Estou] um pouco ansioso. Joguei várias vezes contra o Vasco e sei a força que a torcida faz em São Januário e no Maracanã. Estou ansioso para chegar em campo e conhecer um pouco mais a torcida do Vasco agora ao meu favor. Vou dar o meu máximo para fazer essa torcida feliz. Isso que ela merece”, declarou em coletiva transmitida ao vivo pelas redes sociais no final de abril. 

Quantos jogos Hugo Moura tem pelo Vasco? Veja as estatísticas completas

CampeonatoJogosTitularVitóriasEmpatesDerrotasGols marcadosAssistênciasCartões amarelosCartões vermelhosFaltas cometidasFaltas sofridasFinalizaçõesChutes a gol
Brasileirão2422861014603814205
Copa do Brasil7723210008973
Total 31291091224614623278

Onde Hugo Moura jogou: a trajetória dele até chegar a São Januário

Nascido em Lídice, pequeno distrito de Rio Claro, cidade a cerca de cem quilômetros de distância do Rio de Janeiro, Hugo Moura ainda era adolescente quando começou a treinar na escolinha do Flamengo. Contudo, quando tinha entre 14 e 15 anos, pensou seriamente em desistir da bola. 

O motivo? As mais de cinco horas na estrada que ele levava para ir e voltar dos treinos. Mas a distância da família e dos amigos em caso de sucesso também não animava o garoto. Assim, ele deixou os treinos e o Ninho do Urubu por um ano.

Por um lado, o Flamengo insistia no retorno do talentoso menino de Lídice. Mas foi seu avô, Edno, um dos principais incentivadores para que Hugo não desistisse. Então, ao ver o esforço de sua família para que ele pudesse perseguir seus sonhos, Hugo voltou a calçar as chuteiras e vestir a camisa rubro-negra.

Após passar pelas categorias de base do Flamengo, o volante estreou na equipe principal em 2018. Ele também fez parte da excelente campanha de 2019 do time. Em 2020, Hugo Moura passou um tempo emprestado ao Coritiba, atuando em 28 partidas, marcando um gol e três assistências.

Após mais uma temporada no Flamengo, ele foi para o Athletico Paranaense em 2022. O clube viu o potencial do garoto e resolveu efetivar a compra de vez. Junto ao time do sul do Brasil, ele foi finalista da Libertadores naquele ano. 

Com a camisa do Athletico, ele disputou 104 jogos, marcando dois gols e ajudando o clube a conquistar dois campeonatos paranaenses: em 2023 e 2024. Após o estadual deste ano, Hugo Moura retornou ao Rio de Janeiro para jogar pelo Vasco.