Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » Heriberto Hülse: conheça o estádio do Criciúma

Heriberto Hülse: conheça o estádio do Criciúma

Publicado em:

Última atualização:

O estádio Heriberto Hülse é a casa do Criciúma desde a década de 50. Nesse período, já viu alguns dos maiores jogos da história do clube. Ele conta com quase 20 mil lugares. Sendo assim, é um dos principais estádios de Santa Catarina. Saiba mais sobre ele.

Conheça a história do Heriberto Hülse, estádio do Criciúma!

Quem dá nome ao estádio?

O nome do estádio foi dado em homenagem a um importante político de Santa Catarina. Ao longo de sua vida, exerceu diversos cargos no meio. O de mais destaque foi de governador de Santa Catarina, entre 1958 e 1961, quando substituiu Jorge Lacerda, que morreu em acidente aéreo. Além disso, foi Secretário do Estado da Fazenda e deputado. Faleceu em 1972, aos 70 anos de idade.

História do Heriberto Hülse

O estádio foi inaugurado em outubro de 1955 e, na época, o Criciúma era chamado de Comerciário Esporte Clube. O clube enfrentou o Imbituba, e perdeu de 1 a 0.

Em 1995, o estádio viu o maior público de sua história. Isso aconteceu em uma partida entre Criciúma e Chapecoense pelo Campeonato Catarinense. Pouco mais de 31 mil pessoas estavam nas arquibancadas acompanhando o jogo. Esse também é o maior público de um jogo no estado de Santa Catarina. Por fim, o Criciúma acabou sendo campeão do estadual,

Em 1992, o Heriberto Hülse passou por uma grande reforma. Para a disputa da Copa Libertadores daquele ano, o clube aumentou sua capacidade. Com isso, ela passou a ser de 25 mil pessoas. Naquele mesmo ano, a equipe registrou seu segundo maior público, quando mais de 25 mil torcedores foram ao estádio ver um duelo contra o Grêmio.

Estrutura do estádio

O estádio conta, atualmente, com uma capacidade para pouco menos de 20 mil pessoas. Toda sua arquibancada é coberta. O Heriberto Hülse possui restaurante, sala de troféus, estacionamento e uma loja do clube.

Em 2023 o conselho do clube apresentou uma proposta para modernizá-lo. Dessa forma, ele passaria a ter uma capacidade para 30 mil pessoas. No entanto, alguns defendem a construção de um novo estádio.

Grandes jogos no Heriberto Hülse

O estádio do Criciúma já recebeu grandes partidas do clube. Ele viu alguns dos principais títulos conquistados pela agremiação. Talvez o mais marcante seja a Copa do Brasil de 1991. O segundo jogo da grande final contra o Grêmio foi disputado nele. Depois de empatar em 1 a 1 fora de casa, o clube catarinense voltou a empatar, só que dessa vez por 0 a 0. No entanto, como fez um gol na casa do Grêmio, acabou se sagrando campeão sem ter que disputar as penalidades.

Na Libertadores de 1992, o Heriberto Hülse recebeu dois jogos marcantes contra o São Paulo. Primeiramente, o Tigre venceu a equipe paulista por 3 a 0. As equipes voltaram a se enfrentar no mata-mata. Dessa vez, o jogo no estádio do Criciúma terminou empatado em 1 a 1. Como o São Paulo venceu a primeira partida por 1 a 0, acabou garantindo a classificação.

Outro jogo de destaque do Heriberto Hülse foi válido pelo Campeonato Brasileiro de 2004. O Criciúma, enfrentando o Goiás, aplicou um sonoro 7 a 2. Sendo assim, essa foi a maior goleada da competição naquele ano, com Reinaldo sendo o grande destaque ao anotar três gols.