A história vitoriosa de Gabriel Barbosa no Flamengo chegou ao fim na temporada 2024. Nesse sentido, o atacante deixa o clube após seis temporadas e é, sem dúvidas, um dos maiores da história do Rubro-Negro. Em busca de um novo destino, rumores de Gabigol no Cruzeiro começam a aparecer.
A ida do atacante para a equipe mineira é um desejo antigo da Raposa. Porém, os valores para tirar o jogador do Flamengo eram elevados. Agora, com Gabriel Barbosa livre no mercado e a SAF do Cruzeiro sob nova direção, disposta a fazer investimentos altos, o sonho pode enfim acontecer.
Desse modo, confira os números da carreira do jogador e como Gabigol pode encaixar no Cruzeiro.
História de Gabriel Barbosa no Flamengo
Gabigol chegou ao Flamengo em 2019, por empréstimo da Inter de Milão (Itália). Decisivo nas conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores de 2019, foi eleito o Rei da América na temporada. Assim, o Rubro-Negro acertou a transferência em definitivo do jogador, em 2020. Nesse sentido, o clube pagou cerca de € 17 milhões por 90% dos direitos econômicos do jogador. Na cotação da época, o time pagou cerca de R$ 80 milhões no atacante.
Dessa forma, Gabigol se tornou a quarta maior compra da história do Flamengo. Arrascaeta foi a maior aquisição do clube, em 2019, Pedro em 2020 e Carlos Alcaraz (2024) fecham o Top 3.
Gabriel Barbosa deixa a Gávea como um dos maiores da história. Nesse sentido, sai como o sexto maior artilheiro da história e em primeiro neste século, com 161 gols. Além disso, está entre os jogadores com mais títulos pelo clube, com treze. Abaixo, confira todas as conquistas do jogador no Flamengo:
- Campeonato Carioca: 2019, 2020, 2021 e 2024
- Copa do Brasil: 2022 e 2024
- Campeonato Brasileiro: 2019 e 2020
- Supercopa do Brasil: 2020 e 2021
- Copa Libertadores: 2019 e 2022
- Recopa Sul-Americana: 2020
Gabigol no Cruzeiro
Os rumores de Gabigol no Cruzeiro para a temporada 2025 começaram após o jogador conquistar a Copa do Brasil de 2024. Desse modo, o herói do primeiro jogo com dois gols na vitória contra o maior rival da Raposa, o Atlético-MG, por 3 X 1, anunciou sua saída do clube ao fim do ano. Assim, o possível destino seria o Cruzeiro.
A Raposa, desde maio de 2024, está sob nova direção. Nesse sentido, o empresário Pedro Lourenço comprou a SAF do Cruzeiro e começou a investir na janela de transferências do meio do ano, com a compra de Kaio Jorge, Matheus Henrique e Wallace.
Entretanto, o clube deixou a desejar no desempenho esportivo, perdendo a final da Copa Sul-Americana para o Racing (Argentina) e ficando de fora da disputa da Copa Libertadores da temporada seguinte.
Assim, a diretoria do clube vai em busca de novos reforços para subir o patamar do elenco na temporada seguinte. Nos últimos cinco anos, a única conquista do clube foi o Campeonato Brasileiro da Série B de 2022.
Um dos objetivos da Raposa, nesta janela de transferências, é Gabigol. O atacante tem média de 0,47 gol por partida na carreira e é um dos jogadores mais decisivos do Brasil. Dessa forma, pode contribuir para o novo Cruzeiro do técnico Fernando Diniz, que comanda o clube na próxima temporada.
A previsão é que o Cruzeiro apresente Gabigol no dia 2 de janeiro de 2025, data do aniversário de 104 anos do clube. Além de Gabriel Barbosa, a Raposa também tenta a contratação de Dudu, que rescindiu com o Palmeiras no fim da temporada.