Uma das grandes negociações que agitou o futebol brasileiro nas últimas semanas foi a de Fausto Vera. O atleta estava no Corinthians desde 2022 e foi anunciado como novo reforço do Atlético Mineiro. Após um período de baixa no Timão, a equipe de Minas tentará fazer com que Fausto retome o bom futebol que mostrou ser capaz de jogar. Mas afinal, quais foram os motivos que tornaram essa negociação tão estendida e quais os valores que a cercam?
Leia o texto a seguir caso você queira saber as respostas dessas perguntas. Além disso, confira um pouco da biografia do jogador no seu tempo jogando futebol na Argentina e no Brasil.
Começo na Argentina
O início de Fausto Vera no esporte foi na Argentina, país onde nasceu. O jogador começou a atuar nas categorias de base do Argentinos Juniors e subiu para a equipe profissional em 2018.
No geral, teve com o clube bons e maus anos durante as quatro temporadas que esteve por lá. Seus números não eram os dos mais impressionantes, mas eram bons o suficiente para ganhar destaque dentro do elenco.
No que se refere a títulos, não chegou a conquistar uma conquista sequer durante sua passagem todavia, já chegou a estar presente em jogos com a Seleção Argentina sub-23. Inclusive, estava na lista do Pan-Americano de 2019.
Período no Corinthians
Vera chegou ao Corinthians em 2022 por pedido do técnico do time até então, Vítor Pereira. O treinador insistiu na sua chegada e destacou a sua técnica, versatilidade e liderança. Com isso, o time paulista comprou 70% dos direitos do atleta e de cara foi escalado.
A partir disso, seu desempenho foi bastante irregular. Com Vitor até teve seus bons momentos e até foi um dos principais nomes do time. Entretanto, após a saída do treinador, seu rendimento caiu consideravelmente.
A negociação de Fausto Vera e a chegada no Galo
Desde o início do mês, a ida do atleta com o Atlético Mineiro tem sido especulada. Inclusive, ele ficou fora de alguns jogos e treinamentos por conta disso.
A diretoria do Timão inicialmente deu um parecer positivo sobre a negociação, entretanto, durante um período isso mudou com a chegada de Ramón Díaz no comando técnico da equipe. Nesse instante, uma boa parte dos veículos noticiou que Fausto Vera estava nos planos do novo treinador e queria contar com sua permanência.
O cenário alterou de novo na semana passada. Na sexta, dia 14, assinou contrato e fez exames em Belo Horizonte e sua confirmação ficou bem perto de acontecer.
Com isso, chegamos ao dia de terça, 16 de julho, quando o Atlético anunciou a sua chegada nas redes sociais. O valor da contratação é de 4,5 milhões de dólares, que equivalem a 24,7 milhões de reais.
Quando Fausto Vera irá estrear pelo novo clube?
O clube mineiro já regularizou Fausto Vera e ele está apto para atuar no jogo contra o Vasco no domingo, às 16h. Logo, o técnico Gabriel Milito já pode relacioná-lo na equipe caso deseje.