Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » Quais são as expectativas para o Santos no restante da temporada?

Quais são as expectativas para o Santos no restante da temporada?

Publicado em:

Última atualização:

Um time que certamente faz falta à Série A do Brasileirão é o Santos. Após ser rebaixado na última temporada, o clube da Vila tenta se reerguer e briga por uma das vagas do torneio ano que vem. No entanto, o cenário para voltar está sendo mais difícil do que o imaginado. Afinal, a equipe, embora atualmente esteja entre os primeiros da Série B, possui desempenhos bem aquém do início do ano e sofre contra adversários inferiores. Sendo assim, a principal expectativa do Santos em 2024 corre um risco de não acontecer.

Leia o texto a seguir para entender melhor da atuação situação do clube e as estatísticas do Peixe até então. Além disso, confira a perspectiva do alvinegro para o fim da temporada.

O atual Santos

Em primeiro lugar, é preciso entender a atual situação do time nesse momento. O Santos é vice-líder da Série B, com 37 pontos em 21 partidas, e possui 11 vitórias, quatro derrotas e seis empates. A campanha é apenas inferior à do Mirassol, que tem 38 pontos, e é próxima a do Novorizontino, também com 37, e América Mineiro, com 34.

Além disso, o Peixe marcou 33 vezes e sofreu 15. Ou seja, faz, em média, 1,37 gols por partida e sofre 0,71 bolas na rede a cada jogo. Dados que não são excelentes, mas mostram que o grupo consegue ainda ser superior a quase todos na segunda divisão.

Aliás, vale destacar que, comparativamente, essas estatísticas são quase iguais ou até melhores que as do Paulistão. No torneio estadual, o clube alvinegro havia marcado 22 vezes em 16 confrontos (média de 1,37) e levado 14 gols (média de 0,87). No entanto, há uma diferença no nível de performance da equipe que é preocupante.

A proximidade com o resto dos times

O Santos, em tese, deveria ter um controle maior sobre o resto dos adversários que disputam a Série B. Afinal, nos nomes, o elenco é bem superior.

Embora os resultados em si aconteçam, o desempenho dos jogadores é bem questionável em vários momentos. Não à toa, dos quatro primeiros colocados, os alvinegros são os que têm mais derrotas. Elas acontecem, principalmente, em duelos que a equipe joga fora de casa, quando os números se tornam bem medíocres.

Para se ter uma ideia, em 11 confrontos fora da Baixada Santista, são quatro vitórias, três empates e quatro derrotas, com 12 gols marcados e dez sofridos. Isso gera um aproveitamento de apenas 45%.

As expectativas do Santos para o final de 2024

Caso o Peixe queira retornar à elite, não pode dar brecha para ter desempenhos tão ruins longe dos seus domínios. Esse cenário possibilita a outras equipes se aproximarem na tabela e deixa a decisão para as últimas rodadas do campeonato, algo que muitos torcedores santistas certamente não querem.

No entanto, mesmo com as dificuldades inesperadas, é bem provável que o Santos ainda consiga subir. O elenco conta com muito mais peças de qualidade que os demais e isso pode fazer toda a diferença para arrancar pontos em momentos decisivos.