Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » Relembre a temporada 2024 do Bahia e saiba o que esperar do time até o fim do ano

Relembre a temporada 2024 do Bahia e saiba o que esperar do time até o fim do ano

Publicado em:

Última atualização:

As expectativas para o Bahia em 2024 só crescem entre os torcedores. O Tricolor de Aço baiano anunciou mais dois reforços para o restante da temporada. Pedro Campos, meia, e o atacante Vítor Zanini vêm das categorias de base do Athletic, vice-líder da Série C do Brasileirão, direto para o comando do técnico Rogério Ceni.

O clube foi um dos que mais investiu para esta temporada, a começar pela própria contratação de Ceni no final de 2023. Este ano, o Bahia reforçou seu elenco a fim de se manter de vez na elite do futebol brasileiro e brigar por títulos em vez de lutar contra o rebaixamento – tática que vem dando certo. 

Do futebol internacional, o tricolor emprestou jogadores como Iago (Augsburg), além de assinar com o centroavante Luciano Rodríguez (Liverpool). Este último vem como um reforço importante no meio de campo. Isso porque, conforme ficou claro ainda nas primeiras rodadas do Brasileirão, faltava fôlego à equipe.

Apesar de contar com excelentes titulares como Everton Ribeiro, Caio Alexandre, Cauly e Jean Lucas, a equipe perdia ritmo de jogo quando algum destes precisava ser substituído. E em um torneio como o Brasileirão, o padrão de jogo é imprescindível. 

A estrada do Bahia até aqui

Após protagonizar uma final emocionante no campeonato estadual, o Bahia perdeu para o Vitória por 4 a 3 (3-2 no jogo de ida e um empate em 1-1 no de volta). Em seguida, o time de Rogério Ceni avançou bastante na Copa Nordeste deste ano, mas acabou perdendo nos pênaltis para o CRB durante a semifinal. 

Contudo, considerando apenas o Campeonato Brasileiro deste ano, o tricolor de Aço vem mostrando uma excelente campanha. Ele ficou na lista dos 10 primeiros desde o começo do ano e, embora atualmente esteja em sétimo lugar no Brasileiro, o Bahia já chegou a ficar entre os três primeiros da tabela. 

Estatisticamente falando, nos 22 jogos disputados pelo Brasileirão, o clube baiano tem aproximadamente 45% de aproveitamento. Foram dez vitórias contra cinco empates e sete derrotas apenas. Com um saldo de gols positivo em +6, o time tem 35 pontos acumulados até agora.

O último jogo do time no Campeonato Brasileiro, por sinal, foi um clássico BaVi, que terminou com a vitória do Tricolor de Aço por 2 a 0.

Expectativas para o Bahia até o fim da temporada de 2024

A equipe baiana perdeu os torneios estadual e regional – as melhores oportunidades de título do começo do ano. No entanto, isso não quer dizer que tudo esteja perdido para o time baiano. Afinal, os títulos do Brasileirão e da Copa do Brasil continuam na disputa.

No Campeonato Brasileiro, a matemática para o Bahia se tornar campeão é complexa. Apesar de estar apenas oito pontos atrás do Botafogo, líder da tabela com 43 pontos, o time de Rogério Ceni já terminou a rodada 22. 

Enquanto isso, outros clubes como o Fortaleza e o Flamengo, respectivamente em segundo e terceiro na classificação, jogaram apenas 21 partidas. Eles também contam com saldo de gols mais expressivos. Além disso, à frente do Bahia na tabela estão outros grandes times, como Palmeiras, São Paulo e Cruzeiro, que também brigam duramente pela liderança. 

Já na Copa do Brasil, o Bahia segue com chances de vitória. Classificado para as quartas de final, o time está à espera do sorteio do chaveamento, juntamente com Atlético-MG, Athletico-PR, Corinthians, Flamengo, Juventude, São Paulo e Vasco. Nesse caso, a equipe depende de um misto de sorte e atuação em campo para disputar o título e levantar a taça de campeão.